Apresentação
O detector pontual de contaminantes YDCO, baseia-se na análise de leituras consecutivas de valores de contaminação do ar, medida por elemento sensor de alta qualidade, convertendo tecnologia em sensibilidade e confiabilidade.
O modelo YDCO2&4 pode operar tanto em sistemas autônomos, onde alimentação e disparo ocorrem em terminais distintos (4 fios), quanto em laço (2 fios – centrais Yota), onde o disparo é comunicado à central pelo aumento significativo na carga imposta, 680 ohms, de modo pultante.
Detecção
A detecção de presença de monóxido de carbono (CO), metano, iso-butano, etanol e hidrogênio, ocorre por meio de monitoramento da quantidade de partes por milhão (ppm) dos referidos contaminantes, fazendo-se uso de elemnto sensor de alta qualidade e sensibilidade.
Funcionamento
Ao se alimentar o detector de gás, há um retardo de 15s para que o sistema sensor seja estabilizado e entre em regime de detecção. Durante esse período haveão 2 piscadas por segundo no LED.
Em regime de detecção, a cada 3s ocorre uma piscada no LED e uma medição. Havendo variação significativa de quantidade de contaminantes ultrapassando a máxima adminissível, sinzaliza com disparo de alarme.
Testes
Para teste rápido, pressione o botão de teste por 1s, que, se for constatado o bom funcionamento do componente sensor, ocorrerá disparo de alarme.
Estando configurado a 4 fios, 30s após o teste rápido ocorrerá rearme total, desativando qualquer indicação de alarme.
Para teste de campo, realizar pequeno disparo de gás (pode-se usar um isqueiro, sem faiscar) direcionado para a região da câmera de detecção e aguardar por 3 ciclos de 3s.
Disparo de alarme
O LED será mantido aceso, apagando a cada 3s para sinalizar o estado do sensor, sinalizando com breve piscada, voltando a acender.
Características
Alimentação de 7 a 40V. Por meio de fonte chaveada dc-dc, de alta eficiência.
Compatível com sistema a 2 fios, alarme pulsante, e com sistemas a 4 fios, NA/NF.
Sensor da marca Fígaro, de excelente qualidade e repetitividade.
Sensível a metano, CO, isobutano, etanol e hidrogênio.
Detecção imediata acima de 200 ppm; 35 ppm pela média em 2 horas.
Gabinete plástico branco, em ABS, destacável da base.
Fácil instalação e manutenção.