Publicado em Deixe um comentário

SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA ARMAZÉNS E INSTALAÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Sistemas de extinção de incêndios

Os sprinklers são a principal forma de os gerentes de depósito e armazenamento garantirem a segurança de seus funcionários e propriedades. Mas os diferentes materiais armazenados dentro do edifício influenciam a forma como um sistema de extinção de incêndios é projetado e instalado.
Uma empresa profissional de proteção contra incêndio pode projetar e instalar um sistema de sprinklers de incêndio exclusivo para suas necessidades específicas, especialmente se o seu edifício tiver:
⦁ Armazenamento a granel (pilhas de materiais não embalados, como pós)
⦁ Empilhamento sólido (pilhas de caixas e caixas)
⦁ Armazenamento paletizado (armazenamento em paletes de madeira ou plástico)
⦁ Armazenamento em prateleiras (itens colocados em prateleiras sólidas no local)
⦁ Armazenamento de rack (itens colocados em vários tipos de racks)
Diferentes métodos de armazenamento em depósitos podem afetar a forma como um incêndio se espalha ou como um bico de sprinkler é capaz de extinguir um incêndio – isso nem mesmo leva em consideração a inflamabilidade dos materiais reais sendo armazenados!

Sistemas de alarme de incêndio e fumaça
Uma vez que sua propriedade pode estar barulhenta com várias pessoas perambulando por vários locais no depósito, os alarmes de incêndio e fumaça também são cruciais para seus métodos de proteção contra incêndio. Alarmes devidamente instalados são necessários para alertar todos os seus funcionários e ocupantes em caso de incêndio, para que possam evacuar com segurança.
Os gerentes de edifícios e propriedades também devem utilizar projeto profissional, instalação e inspeção regular de seus sistemas adicionais de proteção contra incêndio, incluindo:
⦁ Extintores de incêndio
⦁ Sistemas de supressão de incêndio

Tipos de sprinklers
Tubulação úmida – tubulações úmidas são os sprinklers mais comuns utilizados atualmente. A água permanece continuamente nos canos e é imediatamente dispersada assim que o sistema é acionado. Esse sistema tende a ser o menos caro de implementar. No entanto, eles não funcionam em armazéns com temperaturas abaixo de zero.

Tubos secos – comumente usados ​​em temperaturas abaixo de zero, em um sistema de tubos secos, o ar ou nitrogênio é descarregado para ativar a água nos tubos – caso contrário, pode congelar antes de se estender. Os sistemas de tubulação seca têm um alto custo de instalação.

Pré-ação – Os sistemas de pré-ação são úteis para ambientes com risco de danos causados ​​pela água. O ar é mantido no sistema e os tubos permanecem pressurizados. O sistema é controlado eletricamente assim que um ponto de gatilho é atingido. Eles são melhores em depósitos com temperaturas acima de zero, mas podem ser instalados em ambientes mais frios com modificações.

Dilúvio – os sistemas de dilúvio são usados ​​quando uma quantidade significativa de água é necessária para implantar rapidamente. Um sistema de detecção de calor aciona válvulas controladas eletricamente e libera água. Nem sempre a água está nos canos, o que os torna uma boa opção para áreas com temperaturas abaixo de zero.

Água-espuma – comumente usada para itens armazenados que são de “alto risco”, incluindo líquidos inflamáveis, água-espuma é excelente para apagar as chamas, suprimindo fumaça e vapores tóxicos e impedindo qualquer chance de reacender. Isso requer tubos menores e menos água.

Quais são os riscos de incêndio em armazéns e fábricas?

Cada depósito ou fábrica deve ser seguro para funcionários e visitantes. Os riscos de incêndio que podem estar presentes em fábricas e armazéns incluem:
⦁ Substâncias inflamáveis ​​armazenadas incorretamente
⦁ Materiais para fumar descartados sem cuidado
⦁ Equipamento elétrico defeituoso
⦁ Equipamentos de cozinha deixados sem vigilância em cozinhas, salas de chá ou cozinhas de funcionários
⦁ Comerciantes usando equipamentos como lâmpadas de sopro, tochas de gás ou rebarbadoras

Que equipamento de segurança contra incêndio devo ter em minhas instalações?

Extintores de incêndio
Todas as instalações devem ter extintores de incêndio no local. Esses extintores devem ser de fácil acesso, altamente visíveis, devidamente carregados e inspecionados regularmente. Freqüentemente, são a primeira linha de defesa e são comumente usados ​​para extinguir ou conter incêndios, o que evita danos dispendiosos e salva vidas. Eles devem ser instalados no alto da parede e localizados perto de uma saída. Ao usar um extintor de incêndio, lembre-se do método PASS: puxe o pino, mire baixo, aperte a alavanca lentamente e varra de um lado para o outro.

Sistemas de supressão de incêndio
Os sistemas comerciais de extinção de incêndios são um aspecto essencial para evitar a morte e a perda de propriedade no local de trabalho. A NFPA 13 fornece o padrão para instalação e projeto de sistemas de sprinklers. Embora os extintores possam conter pequenos incêndios, os sprinklers são o único meio de reduzir drasticamente a fumaça, as chamas e o calor. Eles evitam que o fogo se espalhe e podem até apagá-lo completamente.

Alarmes de fumaça
Os alarmes reduzem pela metade o risco de morte no incêndio. Eles detectam incêndios tanto em chamas quanto em brasas e devem ser conectados juntos para que, se um deles explodir em seu local de trabalho, todos eles explodam. Teste seus alarmes de fumaça pelo menos uma vez por mês e substitua as baterias pelo menos uma vez por ano. Recomenda-se substituir o próprio alarme após 10 anos.

Alarmes de monóxido de carbono
Esses alarmes são um aspecto necessário, embora muitas vezes esquecido, em muitos locais de trabalho. Eles alertam as pessoas de que existe monóxido de carbono no ar, um gás invisível e inodoro, criado quando combustíveis como metano, petróleo, propano, gasolina e gás natural não queimam completamente. Uma pequena quantidade desse gás pode envenenar os trabalhadores ou ser fatal se for respirada por um longo período de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *