Publicado em Deixe um comentário

O Fogo na farmácia local

O potencial para incidentes com materiais perigosos e desastres com incêndios fatais é tão próximo quanto a drogaria de sua vizinhança.

O que se quer enfatizar é que o incêndio de risco especial em grande escala é bem coberto por várias camadas de informações. Mas há quanto tempo você não lê nada sobre o risco especial de pequeno porte na sua vizinhança?

Não se engane, as farmácias não são o único tipo de ocupação nesta categoria de risco especial de pequena escala. Lojas de ferragens e operações de roupas também merecem um olhar severo muito cauteloso. Aqui vamos nos concentrar principalmente nas farmácias.

Da próxima vez que você passar na farmácia de sua vizinhança, pare um minuto e avalie a situação. Não olhe em volta como se estivesse atrás de um remédio de prescrição e enxaguatório bucal.

Conhecendo os riscos dos produtos químicos, substâncias e ingredientes

Pergunte-se: Há facilidade para operações de unidades de bombeiros em uma estrutura comercial como essa?

As regulamentações são exigentes o suficiente? Ocupações perigosas, como a das farmácias, nesse entorno, só aumentam as dificuldades dos bombeiros.

Agora, escolha alguns frascos e veja as listas de ingredientes. Um grande número deles contém álcool e/ou materiais de hidrocarbonetos oleosos. Remédios para tosse são, em grande parte, alcoólicos até certo ponto e têm veículos açucarados (xarope). Imagine o que acontecerá com essas garrafas, mesmo com um pequeno incêndio. Os recipientes criam pressão, rompem e o álcool queima de forma explosiva. Calor suficiente é gerado para converter o plástico em uma mistura de vapores nocivos em segundos.

Perfumes e colônias são álcool virtualmente puro. As preparações para o cabelo, especialmente as permanentes, têm corrosivos e penetrantes que rompem seus frascos à temperatura ambiente – e o que eles farão a algumas centenas de graus está além de qualquer estimativa.

Pergunte ao farmacêutico o que aconteceria se seu estoque de medicamentos queimasse. Ele lhe dará um olhar perplexo e então o assustará até a morte. Desafio em adivinhar o que acontece quando os tranquilizantes queimam. Os produtos da combustão dos vasodilatadores devem manter uma equipe de químicos ocupada por muito tempo, e 90% deles estão em recipientes de plástico!

Enquanto pensamos nisso podemos ver jarros de acetona, benzeno, álcool 100% etílico e álcool isopropílico, litros de ácido carbólico, uma garrafa de poder de cantharadina (um agente de formação de bolhas violento), um galão de formaldeído e um pouco de colódio (a solução de nitrocelulose em éter). Pense em como isso causaria um incêndio!

Como organizar o seu espaço de armazenamento em sua farmácia

Há uma alta densidade de mercadorias em uma área pequena com corredores estreitos e acesso ou saída limitada. A parte traseira da ocupação é quase sempre protegida com portas de aço (faceadas) e janelas gradeadas para segurança. Os procedimentos de entrada e ventilação são, na melhor das hipóteses, difíceis.

Geralmente há uma sala onde as remessas são desempacotadas e o estoque de reserva é armazenado.

Frequentemente, esse estoque está localizado no porão. É comum o acúmulo de materiais de embalagem e não é incomum ter aquecedores e equipamentos de ar-condicionado na mesma área. Como fonte de incêndio, a farmácia tem de tudo.

Com tudo considerado, torna-se óbvio que os esforços devem ser feitos para prevenir, em vez de combater incêndios em farmácias.

Espaço reduzido no corredor, prateleiras frágeis e condições labirínticas são típicos de um salão de vendas de drogaria.

Adegas e depósitos dessas ocupações também representam problemas para o avanço dos bombeiros.

Faça uso de qualquer conhecimento que eles tenham. Deixe que eles falem sobre os produtos de combustão de incêndios envolvendo plásticos e produtos químicos, então você pode preencher os pontos que eles perderam.

Os pontos que você deve cobrir são:
• Limpeza: manter os combustíveis limpos e isolados.
• Ventilação: fechar portas e desligar ventiladores para limitar a propagação de fumaça e fogo.
• Saídas: o bloqueio dos pontos de saída por displays ou portas difíceis deve ser enfatizado. Um display tombado pode transformar uma área do piso em uma pista de obstáculos.
• Elétrico: sobrecargas e circuitos abaixo do padrão são muito comuns, especialmente extensões “aranhas”.
• Evacuação: a velha regra de “se queimar os olhos ou o nariz, saia” deve ser enfatizada. Encontrar um bom ar ao nível do chão deve ser coberto.
• Sem heróis: certifique-se de enfatizar que um pequeno incêndio pode ser controlado facilmente, mas ressalte que uma propagação de fogo é perigosa. Enfatize o perigo envolvido em resgatar registros e pessoas “desaparecidas”.
• Alarmes e relatórios: enfatize o valor de um sistema de alarmes de incêndio dotado de detectores de fumaça e de calor. Defenda o uso de um sistema de monitoramento central, como empresas de alarme contra roubo ou instalações municipais, se disponível. Enfatize como relatar um incêndio e a importância de fornecer informações apropriadas. Saliente que ninguém pode responder um incêndio que não conhece.
• Sprinklers e extintores: mostre as vantagens dos sistemas modernos de sprinklers e a diferença em relação aos sistemas mais antigos. Reveja os tipos de extintores e enfatize os perigos do pireno e do ácido de soda. Se possível, demonstre.
• Educação: ressalte que o que seu público aprendeu não deve ser mantido em segredo. Eles devem contar a seus funcionários sobre essas coisas. Enfatize que você está ansioso para ajudá-los no treinamento de funcionários.
• Acompanhamento: combine datas e horários para você visitar os diversos locais para um assessoramento, levantamento de cena de cada operação. Em seguida, certifique-se de que você está lá para fazer isso. Mova-se lentamente, apontando quaisquer perigos e violações de uma forma consultiva. Se a colaboração não aparecer em um tempo razoável, então você sabe que a solução não será fácil. Ao fazer o seu acompanhamento, aproveite para fazer o seu pré-planejamento.

Lojas de ferragens, lojas de roupas, butiques, salões de beleza e dezenas de outros grupos de risco semelhantes podem ser tratados da mesma maneira.

Propriedades comuns a produtos químicos encontrados em uma instalação farmacêutica

Embora alguns hidrocarbonetos sejam comumente encontrados em farmácias, a maioria dos líquidos inflamáveis são solvidos em água (solventes polares). Portanto, extintores de espumas devem estar disponíveis para mitigar o incidente.
Quase todos os produtos da combustão e vazamentos de vapor serão misturas inflamáveis, tóxicas, mais pesadas que o ar e, em alguns casos, corrosivas. A água na forma de jatos sólidos pode não ser eficaz, nesses casos. Fluxos de névoa podem ser necessários para um ataque interno.
• Acetona: ponto de inflamação baixo, de odor agradável, transparente e incolor = solvente polar a de -18 °C

  1. narcótico em altas concentrações
  2. removedores de esmalte ou solventes
    • Benzeno: solvente / aditivo de gasolina claro, ponto de inflamação de odor aromático incolor = hidrocarboneto de -11 °C
    • Ácido carbólico (fenol): veneno B corrosivo combustível líquido ponto de inflamação = 79 °C solvente polar cancerígeno experimental
  3. absorvido através da pele, a morte do sistema nervoso central ocorre 30 minutos após o colapso corporal
  4. se a morte demorar várias horas, danos são causados aos rins, baço, fígado e pulmões
    • Cantharadln: agentes de formação de bolhas A mosca espanhola (pó marrom a preto) emite vapores tóxicos durante a decomposição ataca os olhos
    • Formaldeído: solução incolor de formaldeído gasoso em água, ponto de inflamação combustível = 50 °C solvente polar
  5. produtos de combustão são corrosivos e tóxicos
    • Colodio: nitrocelulose em uma mistura de éter e álcool etílico inflamável
  6. o ponto de inflamação está bem abaixo de 38 °C do solvente polar
    • Álcool etílico: límpido, incolor, ponto de inflamação líquido inflamável = solvente polar de 17 °C
    • Álcool isopropílico propanol: ponto de inflamação líquido inflamável transparente, incolor = 12 °C solvente polar usado como álcool isopropílico
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *