Publicado em Deixe um comentário

TEATROS E CINEMAS

Quer você seja responsável por uma grande rede de cinemas, um pequeno teatro independente ou uma sala de concertos, é fundamental garantir a segurança de todos dentro. Esses locais podem ter um grande número de pessoas ao mesmo tempo, muitas das quais podem estar vulneráveis ou “em risco”.

Gerenciamento e prevenção de incêndio

A segurança eficaz contra incêndios envolve a identificação de perigos potenciais e a adoção de medidas para eliminá-los. Para iniciar e espalhar o fogo, são necessárias apenas três coisas; ignição, combustível e oxigênio, o que torna este o lugar, para começar.

Frequentemente, há várias fontes de ignição em um teatro ou cinema, que podem incluir eletricidade defeituosa, equipamento de iluminação, fontes de aquecimento ou equipamento de cozinha. É essencial que todos os pontos de ignição potenciais sejam destacados, pois são os locais mais prováveis para o início de um incêndio.
O combustível pode assumir várias formas, como líquidos inflamáveis e produtos químicos, displays, fantasias, cortinas, embalagens e assentos e almofadas estofados. Se algo que poderia ser considerado combustível estiver perto de um ponto de ignição potencial, isso pode resultar em um resultado mais dramático do que o que está na tela ou no palco.

O oxigênio está, é claro, no ar ao nosso redor, mas também pode ser aumentado por meio de recursos como sistemas de ventilação que podem ajudar na propagação de um incêndio. Além disso, alguns produtos químicos têm propriedades oxidantes que podem exacerbar ainda mais um incêndio, alimentando-o com mais oxigênio.
Outra consideração a que os proprietários de teatros e cinemas devem estar sempre atentos são as pessoas dentro do prédio que estão em risco. Há o dever de cuidar para garantir que sejam tomadas providências para pessoas com deficiência, idosos, crianças e qualquer outra pessoa que possa estar vulnerável e incapaz de evacuar com segurança em caso de incêndio.

ASSIM VOCÊ TEM QUE INSPECIONAR … UM TEATRO DE CINEMA

• O saguão na maioria dos cinemas serve a muitos propósitos – é uma área de espera para os espectadores, uma área de jogos de fliperama e uma área de concessão. O ponto mais importante a lembrar aqui é a saída / saída para aqueles que estão assistindo a um filme no (s) cinema (s), bem como a saída para as pessoas que circulam pelo saguão. Em termos de saída, esses são dois grupos separados.

Durante uma emergência, as pessoas nos cinemas assistindo ao filme devem ter um caminho de saída desobstruído para a porta principal do edifício, sem serem bloqueadas pela multidão ou por objetos no saguão. Lembre-se de que o código de construção exige (por um bom motivo) que a “entrada principal” seja larga o suficiente para lidar com a enorme metade de toda a carga de ocupantes de todos os cinemas combinados. Essas portas de saída dos ocupantes do teatro não podem ser bloqueadas por cordas de veludo, anúncios de filmes e similares.

As pessoas que esperam no saguão também devem ter capacidade de saída suficiente para sua carga de ocupantes. Como a maioria dos gerentes de teatro deseja manter as pessoas que esperam pelos filmes separadas das pessoas nos cinemas, as pessoas que esperam geralmente têm seu próprio conjunto de portas de saída.

• Estande de alimentos: Visto que pipoca, cachorro-quente e alcaçuz são os alimentos mais comuns servidos, geralmente não é necessária a supressão do exaustor. Lembre-se de que são os vapores carregados de graxa que invocam esse requisito. Não se esqueça do extintor, no entanto.

• Iluminação do teatro: Durante uma apresentação, não faria muito sentido ter as luzes da casa acesas. As pessoas, entretanto, precisam sair do teatro durante o show e correr o risco de cair se não enxergarem o caminho. Os códigos exigem iluminação do caminho da ordem de 2 foot-candle (2 velas = 21,53 lux) – significando tanto iluminação de faixa quanto lâmpadas (presas ao final da fileira de assentos) ao longo dos corredores. Essa iluminação deve tornar o caminho visível, incluindo a definição das etapas. Verifique a iluminação com as luzes da casa apagadas. Tenho certeza que você encontrará luzes queimadas em todos os cinemas.

• Portas de saída de cada teatro: Além da entrada principal, cada teatro geralmente requer pelo menos uma porta de saída secundária. Certifique-se de que essas portas são identificáveis e não estão cobertas com tapeçarias (não se esqueça de verificar o acabamento interno no resto do teatro) para torná-las invisíveis. Abra a porta! Para onde isso leva? Diretamente para o exterior ou para uma passagem de saída pegajosa com pipoca e manteiga? Certifique-se de que este caminho esteja livre,

• Sinais de saída: Você consegue pensar em outra ocupação onde sinais de saída em bom funcionamento e devidamente posicionados sejam tão críticos? Já disse o suficiente!

• Assentos: A maioria dos teatros tem assentos “auto-eleváveis” para aproveitar as larguras de acesso de corredor reduzidas entre as filas de assentos. Certifique-se de que os assentos realmente funcionam e que o caminho está livre entre cada linha.

• Sala de projeção: Como o filme de segurança é usado quase exclusivamente hoje, o risco de incêndio foi reduzido em relação ao que era há vários anos. No entanto, mesmo os equipamentos modernos de projeção de filmes produzem grandes quantidades de calor e devem ser adequadamente ventilados (geralmente um sistema de exaustão separado para cada projetor). Uma placa deve ser afixada indicando que a sala deve ser usada apenas para filme de segurança. Se você descobrir que um teatro quer fazer um festival de filmes antigos, fique atento! Filmes antigos de nitrato de celulose apresentam risco extremo de incêndio e devem ser protegidos de maneira adequada. Devem ser tomadas precauções especiais conforme descrito no código de incêndio / construção.

RISCOS DE INCÊNDIO EM CINEMAS

Os incêndios podem começar em qualquer lugar, mas existem algumas áreas dentro do seu teatro que correm mais risco de uma emergência de incêndio:

• Eletrodomésticos para cozinhas comerciais: provavelmente não é o primeiro tipo de prédio comercial que você imagina tendo problemas com incêndios, mas os cinemas ainda têm áreas de cozinha para preparar pipoca e outros lanches para os espectadores. Como qualquer instalação que prepara e serve comida, a cozinha é o local mais provável para o início de um incêndio. Sistemas adequados de supressão de incêndio (que podem extinguir incêndios de graxa ou óleo) são necessários.

• Equipamento elétrico: os cinemas também dependem fortemente de equipamentos elétricos. Um mau funcionamento do sistema de projeção pode causar superaquecimento e uma faísca elétrica. Se houver papel ou outro material inflamável nas proximidades, pode causar um incêndio. Os sistemas de alarme alertam os ocupantes antes mesmo que as labaredas se rompam, antecipando a evacuação e mesmo o sucesso do combate ao incêndio. Os sistemas de sprinklers em toda a sua propriedade podem ajudar a extinguir chamas ou um pequeno incêndio antes que ele se desenvolva.

• Vandalismo: também existe a chance de os vândalos atearem fogo propositalmente em uma lata de lixo de banheiro ou em outro local da instalação. Você não pode controlar como os clientes pagantes se comportam depois de entrarem no cinema, então você precisa de sistemas de proteção contra incêndios instalados em todo o edifício, mesmo nas alas que se estendem longe da área da cozinha.

SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA CINEMAS

Embora existam áreas perigosas nos cinemas, existem certos sistemas que podem ajudar o seu cinema a proteger vidas e propriedades em caso de incêndio.

• Os alarmes de incêndio alertam os espectadores de que há uma emergência. Você precisa ter um sistema de alarme de incêndio funcionando e com boa manutenção para manter o seu teatro de acordo com os códigos de segurança. Detectores de fumaça possuem a qualidade de perceberem o incêndio antes mesmo que haja o rompimento de labaredas, antevendo o sinistro muito antes do que o sistema automático de sprinklers basea do em ampolas de mercúrio, que necessitam da elevação da temperatura, para atuarem. Isso envolve ter um profissional inspecionando seu sistema de alarme regularmente para quaisquer falhas.

• Os sprinklers protegem o seu teatro 24 horas por dia, esteja a instalação aberta ao público ou fechada à noite. O principal objetivo dos sprinklers é apagar o fogo rapidamente para que ele não se espalhe para outras divisões do edifício. Isso reduz os danos por chamas e fumaça para que você possa fazer o teatro voltar a funcionar rapidamente.

• Extintores de incêndio localizados na área da cozinha colocam seus funcionários no controle da supressão do incêndio. Certifique-se de incluir treinamento em extintores de incêndio ao apresentar o local de trabalho aos novos funcionários. Embora os padrões variem, os extintores de incêndio multifuncionais ABC tendem a ser os melhores para incêndios em salas de cinema porque eles apagam as chamas causadas por produtos de papel, combustíveis inflamáveis de cozinha e fiação elétrica.

• Os sistemas de supressão automática de incêndio na área da cozinha do teatro ajudam a garantir que o fogo seja apagado rapidamente, sem intervenção humana. Desta forma, você tem proteção contra incêndio 24 horas. Lembre-se da importância de ter seu sistema de supressão instalado e mantido adequadamente. Sem essas etapas importantes, você poderia ter uma falsa sensação de segurança, pensando que o sistema está funcionando corretamente, apenas para descobrir que você estava errado quando um incêndio ocorre e assola o seu teatro.

• A ventilação de fumaça , A saída de fumaça, no topo do fly loft, faz parte do sistema de cortina de incêndio. A saída de fumaça é projetada para abrir quando a cortina de fogo é baixada, dando à fumaça e ao fogo um caminho para longe do público com a intenção de eliminar os efeitos de backdraft. Os ajudantes de palco não gostam de aberturas de fumaça porque vazam quando chove, fazem barulho quando o vento sopra e exigem esforço extra para reiniciar depois de desarmar. As saídas de fumaça devem ser verificadas quanto ao funcionamento, bem como à proteção contra intempéries, quando forem inspecionadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *