Publicado em Deixe um comentário

Como eliminar vazamentos de gás refrigerante em um sistema compressor de ar-condicionado

Você acorda em uma bela manhã e descobre que seu ar-condicionado parou de climatizar seus quartos adequadamente. Se for esse o caso, você deve verificar o compressor do ar-condicionado está funcionando corretamente e, caso afirmativo, buscar descobrir se há vazamentos de gás refrigerante.

O vazamento do gás diminui a capacidade de refrigeração, seja para resfriamento quanto para aquecimento do interior. No momento em que parar de climatizar completamente, estando ao mais funcionando adequadamente, o vazamento do gás refrigerante foi total.

Considere, sempre a possibilidade de que a causa de não bem funcionar pode ter outra causa, além de vazamento. Uma vez que tenha certeza de que houve perda de gás refrigerante, não vá reabastecer sem antes detecta e sanar o vazamento.

Caso reabasteça sem corrigir o vazamento, é apenas uma questão de tempo para que todo o material novo se perca e o equipamento volte a ficar sem função.
A seguir, compartilhamos as etapas que você precisa seguir para detectar e corrigir esse problema.

Identificação do vazamento:

Fazendo uso de um detector de vazamento de gás apropriado ao tipo de refrigerante de seu equipamento, vasculhe ao longo da tubulação, buscando por indício de maior concentração do elemento refrigerante. Existem diversos tipos de gases utilizados em sistemas de refrigeração, entretanto os mais comuns são detectados como halogênios. Teste o equipamento de detecção escolhido, antes de iniciar a busca, provocando um pequeno vazamento na válvula de reabastecimento, com o detector ligado e posicionado adequadamente.

Remoção do refrigerante:

Uma vez identificado o, ou os, ponto de vazamento, antes de iniciar o trabalho de reparo, você deve remover o refrigerante ainda existente na instalação, de modo que não ocorra o simples descarte ao meio, por ser poluente.

Para isso, você deve conectar a bomba adequada em sua unidade de ar-condicionado, pelo ponto destinado a esse fim. As conexões da bomba devem se adaptar ao ponto apropriado do seu equipamento de ar-condicionado de acordo com o fabricante. Você deve ler e seguir as instruções fornecidas pelo fabricante para o uso da bomba.

Recarga de refrigerante:

Caso o vazamento seja detectado na válvula, é necessário limpá-la completamente e garantir que ela fique devidamente conectada. Este é um ponto que sempre deve ser testado quanto a vazamento, no final de qualquer manutenção. Experimente e, em seguida, reinicie a válvula e, se o vazamento persistir, precisará substituir a mesma.

Caso o vazamento esteja presente em outro ponto qualquer ao longo do tubo, você precisa tomar medidas para selar o vazamento. Aqui você precisa usar tocha de alta temperatura junto com solda com alto teor de prata.
Inspecione cuidadosamente para identificar o vazamento ou rachadura no tubo. Se o vazamento ou rachadura detectada for muito grande, nesse caso, é aconselhável cortar essa área e substituir o trecho por um novo pedaço de tubo. Por outro lado, se o vazamento ou rachadura for pequeno, cubra o ponto de vazamento com solda, de modo a completar o reparo.

Caso o vazamento seja localizado em um dos trocadores de calor – evaporador ou condensador – fazer uso de solda de baixa temperatura, conhecida como solda fria, apropriada a esse fim.

Recarga de refrigerante:

Depois que confirmar que o vazamento está vedado corretamente ou reparado, é hora de recarregar a unidade com a substituição do refrigerante antigo por um novo.

A mesma bomba utilizada na fase de remoção do refrigerante é, aqui, utilizada para: primeiro forçar fluxo de ar na tubulação que fora soldada, de modo a eliminar qualquer impureza decorrente da solta, tal como borra. Em segundo lugar, usar essa bomba para produzir vácuo, de modo a eliminar o máximo de ar da tubulação, de modo que , ao recarregar, tenhamos de modo mais puro possível o gás adequado, no sistema.

Ao admitir o novo fluido, fazê-lo de modo a dosar a pressão adequado, sem forçar excesso, lembrando que o ciclo de refrigeração (Ciclo Kelvin) se dá pela maior taxa entre os 2 lados do sistema (quete e frio, alta e baixa pressão). Falta ou excesso do gás tem o mesmo resultado, menor eficiência e desempenho.

Para saber qual o melhor desempenho, siga as orientações do fabricante do equipamento.

Agora que você já sabe quais ações tomar para interromper o vazamento de gás refrigerante do compressor do ar-condicionado, vamos dar uma rápida explanada quanto aos riscos de um vazamento desse tipo e como perceber sinais dele decorrente, antes mesmo de perceber queda no desempenho.

PERIGOS E SINAIS DE VAZAMENTOS DE REFRIGERANTE

Climatização, quente ou fira, está entre os sistemas essenciais da casa – principalmente em regiões de climas mais intensos – mantendo-a confortável durante os dias de temperaturas extremas. Sistema de ar-condicionado têm como essencial o gás refrigerante, entretanto também é o elemento mais negligenciado. Cabe-nos bem entender sua função, para que não venhamos a nigligenciá-lo.

Esta mistura química é responsável pelo ciclo através do sistema, mudando de um líquido para um gás à medida que absorve ou libera calor de ou para dentro de sua casa. Na maioria dos sistemas, o refrigerante R-22 ou R-410a é usado para climatizar sua casa de maneira eficiente. No entanto, com o tempo, problemas em seus conjuntos de linha podem levar à perda de refrigerante, o que pode causar muitos problemas.

Este guia busca ajudar no reconhecimento dos perigos de vazamentos de gás refrigerante e como previní-lo.

PERIGOS DE VAZAMENTOS DE REFRIGERANTE

A perda de refrigerante faz com que seu sistema funcione de forma ineficiente ou, até mesmo, deixe de funcionar por completo. Seu sistema pode ter dificuldades para produzir condicionamento adequado do seu ar, não permitindo que os ambientes de sua casa atinjam a temperatura desejada.

Isso não apenas faz com que seu sistema trabalhe mais, mas também aumenta sua conta mensal de energia. Além disso, por óbvio, o vazamento ocasionará perda do gás, que possui um certo custo de reposição, que pode ser proibitivo, quando recorrente em alto grau. Vazamento não reparado exigirá a recarga contínua de sua unidade.

Certos tipos de refrigerante são mais caros do que outros. Por exemplo, o R-22 está sendo eliminado na esperança de que mais proprietários optem pelo R-410a ecológico.

Como o R-22 está sendo descontinuado, é mais difícil encontrá-lo. Se o seu sistema estiver vazando R-22, você pagará mais para recarregá-lo.

Por último, mas ainda importante, os vazamentos de refrigerante podem ser prejudiciais à sua saúde e perigosos para o meio ambiente.

O refrigerante R-22, mais conhecido como Freon, contém produtos químicos que podem afetar a qualidade do ar e sua saúde, ao entrar pelo seu sistema respiratório. Embora insípido e inodoro, o Freon causa um grande impacto na qualidade do ar e na saúde.

O envenenamento por refrigerante é uma condição séria podendo produzir diversos sintomas, acompanhados por consequências reais à saúde. Entre esses problemas, podemos citar:
⦁ Respiração difícil;
⦁ Dores de cabeça;
⦁ Irritação da pele e dos olhos;
⦁ Tosse;
⦁ Acúmulo de líquido nos pulmões;
⦁ Arritmia cardíaca;
⦁ Fadiga e confusão mental;
⦁ Perda de consciência;
⦁ Convulsões e
⦁ Risco de óbito.
Se você estiver experimentando algum dos sintomas acima quando exposto a sistema de ar-condicionado, pode estar sendo contaminado por gás refrigerante; consulte um médico imediatamente.

SINAIS DE VAZAMENTOS DE REFRIGERANTE

Conhecer os sinais de um vazamento de refrigerante é a chave para reparar os conjuntos de linhas e restaurar seu sistema de ar-condicionado de volta a um estado eficiente e funcional.

Um dos sinais mais comuns de vazamento de refrigerante será perceptível perto das aberturas. Se você sentir o ar fraco ou quente passando pelas aberturas durante o funcionamento do ar-condicionado, pode haver vazamento de refrigerante. O vazamento pode estar impedindo o sistema de produzir a climatização adequada.

Em se tratando de sistema de refrigeração central, ar fraco ou mal climatizado nem sempre indica um vazamento do refrigerante, porque esse problema também pode resultar da perda de ar em seus dutos, degradação da isolação térmica dos dutos ou de filtro entupido com sujeira. Verifique o filtro e substitua-o, se necessário. Em seguida, providencie a inspeção dos dutos de ar, buscando por furos e rasgos, ou má isolação.

Não menos importante, siga as orientações anteriores, para verificar o sistema de refrigeração, propriamente, em busca de vazamentos do elemento refrigerante. Além disso, de modo imediato, caso haja vazamento, você poderá ouvir um leve assobio quando o gás sai das linhas pressurizadas. Isso será mais perceptível dentro de sua casa, onde a unidade interna está localizada. No entanto, o assobio também pode ser ouvido perto de suas unidades externas.

O mais comum é que venha haver vazamento nas conexões, embora não deve-se eliminar de pronto a possibilidade de ocorrerem vazamento ao longo da tubulação, por meio de furos ou rasgos.

Vazamentos de refrigerante são perigosos para o funcionamento do seu sistema, suas finanças e sua saúde. Felizmente, um bom profissional do ramo pode ajudar a diagnosticar e reparar esses vazamentos. Entre em contato conosco, podemos indicar um profissional próximo de seu endereço.

Como detectar vazamentos

O método mais tradicional e conhecido de detecção de vazamentos de refrigerante é o teste de bolhas, que envolve a aplicação de água com sabão na área suspeita: se as bolhas se formarem, há vazamentos. É uma maneira fácil de verificar esse problema que não requer tecnologia nem impõem qualquer risco e que geralmente funciona, especialmente se não for um microvazamento.

Utilizando uma lógica semelhante, é o teste de imersão, no qual a peça ou componente é imerso em água, onde a formação de bolhas indica a presença de furo, rachadura ou rasgo.

Os líquidos detectores de fuga são uma evolução desses métodos, seguindo também o princípio da formação de bolhas.

Atualmente foram desenvolvidos métodos mais modernos, que apontam com maior precisão a existência de problemas que resultam em vazamentos de fluidos refrigerantes.
Por exemplo os corantes fluorescentes, que não são visíveis à luz normal, apenas à luz ultravioleta (UV). Eles são normalmente adicionados ao óleo lubrificante de refrigeração quando o sistema é reparado. Um vazamento pode ser visto quando o corante vazou do sistema, visível sob luz ultravioleta.

Existem também vários modelos de detectores eletrônicos de fuga. Contam com sensores e normalmente possuem um display para indicar o nível de vazamentos. De forma básica, eles podem ser classificados em três tipos:
• Detectores Não Seletivos: detectam qualquer tipo de emissão ou vapor presente, independente da sua composição química.
• Detectores Seletivos de Halogenados: incorporam um sensor especial que permite detectar a presença de elementos como flúor, cloro, bromo e iodo. Com isso, detectam possíveis vazamentos de fluidos refrigerantes como os CFCs, HCFCs e HFCs.
• Detectores Específicos para Compostos: são os modelos mais sofisticados e também os mais caros. Conseguem identificar a presença de um único composto. Apresentam maior precisão na identificação de vazamentos de CFCs, HCFCs ou HFCs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *