Com as recentes ondas de frio no pais, a preocupação acerca da intoxicação por monóxido de carbono é cada vez mais crescente. Muito desse receio se dá devido a instalação/manutenção inadequada de equipamentos de aquecimento e sua má ventilação.
Todavia, o monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico que é produzido com base na queima de compostos de carbono.
Um caso recente aconteceu no estado do Rio de Janeiro (2021), onde um casal veio a óbito devido a intoxicação. A perícia concluiu que foi devido ao vazamento de gás no equipamento de aquecimento do chuveiro, pois devido as baixas temperaturas no estado, o casal tomou banho com as janelas e portas fechadas por um longo período de tempo.
Outro caso semelhante (2021) aconteceu em Santo André, no ABC paulista, onde uma família de quatro pessoas foram encontradas mortas no apartamento da família. No entanto, a causa foi dos óbitos foi a mesma, longo período de banho em ambiente fechado, acrescido da instalação do exaustor realizada de maneira errada, deixando ele ineficaz ao uso.
DADOS SOBRE MORTE POR INTOXICAÇÃO DE MONÓXIDO DE CARBONO
“Nos últimos dez anos, 322 brasileiros morreram vítimas de intoxicação acidental por gases e vapores, segundo levantamento feito pela reportagem no Datasus, portal do Ministério da Saúde que traz dados sobre mortalidade. Os números são referentes ao período de 2008 a 2017, o mais recente disponível.
Assim, segundo o balanço, a faixa etária com o maior número de mortes é de 20 a 29 anos, com 64 óbitos. Entre os mortos, 34 eram crianças ou adolescentes com menos de 14 anos, dos quais oito eram bebês menores de 1 ano.
A maioria das vítimas (75%) era homem. Foram 243 mortos do sexo masculino e 79 do sexo feminino. O Estado com o maior número de ocorrências foi São Paulo, com 88 mortes no período analisado, seguido por Rio Grande do Sul (38) e Rio de Janeiro (33).”
Conheça mais sobre o produto que pode prevenir esse tipo de tragédia: l1nq.com/xDN1q
Referências para a publicação:
- https://extra.globo.com/noticias/rio/entenda-intoxicacao-por-monoxido-de-carbono-que-pode-estar-por-tras-da-morte-de-casal-no-leblon-25074203.html
- https://www.otempo.com.br/brasil/familia-e-achada-morta-em-casa-suspeita-e-inalacao-de-monoxido-de-carbono-1.2210274
- https://istoe.com.br/em-w10-anos-brasil-registrou-322-mortes-de-intoxicacao-por-gas/