Publicado em Deixe um comentário

Gás de Amônia, onde é usado, que risco nos proporciona e como se proteger

Vocês conhecem o gás de Amônia? Então fiquem de olho no post abaixo para entender melhor sobre ele.

O gás de amônia é tóxico e agressivo aos seres humanos, incolor, sem sensibilidade a luz e com um odor muito forte, difícil de suportar. Ele é corrosivo na presença de umidade, agindo principalmente ao sistema respiratório, exercendo uma ação corrosiva e causando grande irritação. Sua inalação causa tosse, dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório, edema pulmonar, formação de catarro, secreção de saliva e retenção de urina. Sua presença no ar causa irritação nos olhos imediatamente.

Onde encontramos o gás amônia

O gás de amônia é encontrado normalmente nos três respectivos setores: matéria–prima no processamento químico de fertilizantes, na área de refrigeração e na área metalúrgica para a geração de ambientes redutores.

A indústria petroquímica utiliza amônia anidra para neutralização de ácidos constituintes de óleo cru para proteger da corrosão equipamentos tais como: borbulhadores, pratos de torres de destilação, trocadores de calor, condensadores e tanques de armazenamento. A amônia é usada na extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus minérios.

Outras duas curiosidades sobre o gás de amônia: é utilizado como fonte de nitrogênio na fabricação de explosivos tanto industriais como militares e também, em quantidades, são utilizadas na preparação de misturas padrão para calibração e ajuste de instrumentos de medição para controle ambiental.

Efeitos do gás amônia e como se prevenir

A inalação de amônia em altas concentrações produz um acesso de tosse violento devido a sua ação nas vias respiratórias. Se não for possível escapar rapidamente do local, a vítima sofrerá forte irritação dos pulmões, edema pulmonar e até mesmo a morte. Caso amônia liquida seja engolida, ela causará uma corrosão severa da boca, garganta e estômago.

No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15) determina que no ambiente de trabalho a concentração máxima para uma exposição semanal de até 48 horas é de 20 ppm e na caracterização desta situação o ambiente é considerado medianamente insalubre.

A exposição às altas concentrações do gás pode causar queimadura nos olhos e cegueira temporária. O contato direto dos olhos com amônia liquida causará queimaduras muito sérias nos olhos. O contato da amônia com a pele, dependendo da intensidade, poderá causar irritação ou queimaduras.

Todas as pessoas envolvidas no manuseio de amônia, devem dispor de equipamentos de proteção individual (EPI´s), tais como: máscaras panorâmicas contra vapores alcalinos, máscara de fuga, luvas de borracha ou plástico, óculos de segurança para produtos químicos, aventais de borracha ou plástico e sapatos compatíveis com o produto. Por se tratar de um produto inflamável, todas as tubulações e equipamentos devem ser aterrados.

Os equipamentos devem ainda ser providos de válvulas unidirecionais para prevenir o retorno de líquidos pela tubulação e a possibilidade de reações violentas com o produto dentro do cilindro. Não se pode esquecer que amônia é corrosiva em presença de umidade, podendo na eventualidade de uma entrada de água dentro dos cilindros corroer os mesmos e comprometer sua resistência estrutural.

Na área de manuseio do produto, devem ser instalados “lava olhos” e chuveiros de emergência. Os cilindros de amônia nunca devem ser diretamente aquecidos por chamas ou vapor. O aquecimento sem controle do cilindro pode causar uma expansão do liquido e dependendo das condições a explosão do mesmo.

Caso seja necessário a utilização de amônia em ambiente confinado, o cilindro deve ser instalado dentro de uma cabina especial com um sistema de exaustão, purga com nitrogênio e de neutralização dos gases residuais. Maiores informações sobre este assunto podem ser obtidas junto ao departamento técnico da Gama Gases.

Conheça mais sobre o produto que pode prevenir e diagnosticar a presença desse gás: https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-amonia-e-h2s/

Referências utilizadas para o desenvolvimento do artigo:

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #vazamentodegas #gasamonia #intoxicação #epi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *