Publicado em Deixe um comentário

Acidentes com GLP – como prevenir

A cada ano que passa – vemos em noticiários um número absurdo e crescente de acidentes ocorridos por causa primordialmente de vazamento de gás. Os motivos para essas catástrofes são distintos, como:

  • Vazamento de gás.
  • Falta de fiscalização das tubulações de gás em edifícios, empresas e residências.
  • Detectores de vazamento de gás com defeito ou ineficientes (ou até mesmo ausência dos mesmos).
Mão fazendo fechamento de registro de gás
Fechamento de vazamento de gás – FIGURA 01

Segundo dados, apenas em São Paulo, o Corpo de Bombeiros registrou 4.055 casos de acidentes por decorrência de vazamento de gás GLP.

Em Curitiba, em 2014, as ocorrências de acidentes por gás GLP aumentaram 15%. Dentre os casos estão residências e comércios (como restaurantes).

No estado de Mato Grosso, entre 2012 e 2013, os acidentes já aumentaram 18%.

O problema é muito sério e abrange muitos fatores, vidas são expostas a esse risco, e quando algo do tipo acontece sempre deixam sequelas terríveis, que se não a morte, problemas de queimaduras de terceiro grau e até perdas de membros do corpo

Prevenção de acidentes com gás – como fazer?

Para prevenir esse tipo de vazamentos, segue abaixo algumas dicas:

  • Manuseie botijões de gás com muito cuidado. Evite quedas ou pancadas que possam danificar o material;
  • Armazene os botijões em locais limpos, bem ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor;
  • O ideal é que botijões fiquem do lado de fora da casa vindo até o fogão por tubulações metálicas. Não deixe ao lado dos fogões;
  • Caso sua única alternativa é instalar dentro de casa atente-se a qualquer vazamento. Se isso acontecer não risque fósforo, nem acenda ou apague as luzes. Chame imediatamente o Corpo de Bombeiros e se puder tire o botijão da sua casa. Escancare as portas e as janelas para deixar o gás escapar, corte a energia no relógio e mantenha distância do gás que está vazando;
  • A cada nova troca de botijão faça o teste do vazamento. Passe espuma de sabão sobre a válvula. Nunca use fogo para esse fim. Sabão não pode ser utilizado para vedar vazamentos;
  • Para acender forno do seu fogão, risque primeiro o fósforo para depois abrir o gás;
  • Feche o registro caso sua residência fique desocupada por muito tempo.
  • Faça manutenções preventivas, a fim de verificar o grau de segurança para si e para os demais.
registro
FIGURA 02

Para garantir principalmente um ambiente seguro e garantir a vida dos colaboradores ou da própria família. Então, gastar com detectores de incêndio é um investimento pois não é dinheiro jogado fora.

Site referência:

https://rwengenharia.eng.br/acidentes-com-gas/

Venha conhecer nossos produtos e se surpreendam com a qualidade!

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #detectordegas #detector #gasdecozinha #glp #gn #gasnatural #co #enxofre

Publicado em Deixe um comentário

Sistema de detecção de incêndio ou vazamento de gases

Mais que cumprir normas e legislações, sistemas de prevenção e combate a incêndios são importantes para garantir a segurança do patrimônio da empresa ou instituição, proteger a estrutura do prédio e principalmente preservar a vida de todos que circulam pelo local.

Sendo assim, os responsáveis por indústrias, shopping centers, escolas, condomínios residenciais e comerciais e outras construções devem investir em um sistema de detecção de incêndio de qualidade, que seja eficiente caso precise ser acionado.


Esse sistema faz parte do projeto de segurança e conta com equipamentos e dispositivos que ajudam a prevenir prejuízos graves, que podem ser causados pelas chamas

Mão em primeiro plano com detector de gás realizando sua instalação
Imagem 01

O que é e para que serve o sistema de detecção de incêndio?

O sistema de detecção de incêndio é um item indispensável (e obrigatório) nos mais diversos tipos de edificação, especialmente nas que contam com circulação diária de pessoas e nas de grande porte, muito extensas ou com diversos pavimentos.


Composto por diferentes equipamentos e dispositivos, esse sistema tem o objetivo de detectar o início das chamas e imediatamente alertar as pessoas para que possam evacuar o local com rapidez, a fim de não sofrerem os danos graves que podem ser causados pelo fogo, como queimaduras e intoxicação por inalação de fumaça, por exemplo. Além disso, os alertas permitem que as ações de combate possam ser iniciadas o quanto antes.

Homem tossindo com fumaça ao fundo
Imagem 02

Seus efeitos quando inalados são os mais diversos possíveis, podendo apresentar quadros de tontura, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, náusea, falta de ar, e nos casos mais graves, até mesmo o óbito.

E quanto aos gases?

Gases tóxicos são produzidos durante qualquer incêndio e causam danos diversos as pessoas e equipamentos, entretanto dado ao quando geral de um incêndio, que por si só já é bem caracterizado, a detecção desses gases tóxicos nesse momento é irrelevante.

As normas buscam minimizar a formação de gases tóxicos em incêndios pela normatização de materiais a serem admitidos na obra, dando prioridade àqueles mais adequados.

Relacionado à prevenção de incêndio, há a detecção de vazamento de gases combustíveis, como o caso de gás de cozinha, assim como de outros gases comburentes, como o hidrogênio e mesmo de vapores de álcoois.

No tocante à segurança não é somente os incêndios e os gases por eles provocados que precisam ser controlados. Inúmeros outros tipos de gases fazem parte do dia-a-dia de residências e muitas outras empresas, sendo que a grande maioria desses possuem algum grau de toxidade.

Podemos destacar como gases tóxicos o monóxido de carbono, amônia, sulfeto de hidrogênio e outros gases de refrigeração, como os fenóis.

Quando aos gases tóxicos, seus efeitos quando inalados são os mais diversos possíveis, podendo apresentar quadros de tontura, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, náusea, falta de ar, e nos casos mais graves, até mesmo o óbito.

Nesse cenário os produtos Yota se destacam por sua durabilidade e facilidade de aplicação, tornando os projetos eficientes e garantindo a segurança em todos os ambientes instalados. Conheça alguns dos equipamentos de prevenção:

Site de referência para conteúdo:

https://whlengenharia.com.br/sistema-de-deteccao-de-incendio/

Venha conhecer nossos produtos e se surpreendam com a qualidade!

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #detectordegas #detector #gasdecozinha #glp #gn #gasnatural #co #enxofre

Publicado em Deixe um comentário

Gases contaminantes – riscos e como se prevenir

Fazer com que os gases contaminantes não se dissipem dentro das residências e ambientes de trabalho é fundamental para que se tenha um local seguro, para as pessoas e colaboradores.

Entretanto, existem diversos gases que se enquadram na categoria de contaminantes, dentre eles temos: gás amônia, sulfeto de enxofre, monóxido de carbono, gás de cozinha dentre outros. Cada um deles apresenta suas características e reflexos tanto para o meio ambiente quanto paras os indivíduos.

Vazamento de gás através da abertura de um registro vermelho.
Vazamento de gás através

Portanto, seus efeitos quando inalados são os mais diversos possíveis, podendo apresentar quadros de tontura, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, náusea, falta de ar, e nos casos mais graves, até mesmo o óbito.

Então, para efetivar um sistema de prevenção realmente efetivo, são necessários detectores desses gases, visto que vários deles são inodoros e incolores, o que dificulta o diagnóstico sem um aparelho adequado para cada caso.

Imagem mostrando mangueira de gás
Imagem mostrando mangueira de gás

Pensando exatamente na prevenção a elaboração de equipamentos de qualidade, os produtos Yota se destacam em relação aos demais presentes hoje no mercado

Apresentam componentes de qualidade, acabamento reforçado e fácil aplicação/instalação, tornando a vida útil do equipamento ainda maior.

A Yota sistemas apresenta a linha completa para detectar e prevenir a presença e/ou vazamento de gases contaminantes:

Venha conhecer nossos produtos e se surpreendam com a qualidade!

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #detectordegas #detector #gasdecozinha #glp #gn #gasnatural #co #enxofre

Publicado em Deixe um comentário

Detector de GN e GLP

GN e GLP são dois dos gases mais utilizados tanto na esfera industrial quanto doméstica. Normalmente utilizados como combustíveis em sistemas de propulsão e de aquecimento. Devido a sua vasta aplicabilidade, risco de explosão e de incêndio, ter um sistema de prevenção é fundamental para a segurança de todos os envolvidos, assim como do patrimônio.

Devido a sua alta volatilidade e naturalmente não apresentar cheiro (compostos denominados odorantes são adicionados para diagnosticar vazamentos com maior facilidade) acentua-se a necessidade da adoção de equipamentos eletrônicos de detecção e alarme de vazamentos.

Os detectores de GN e GLP Yota são formados por um sensor de alta qualidade, um microcontrolador de precisão e por uma fonte de conversão dc-dc; tudo de muito baixo consumo de energia.

O elemento sensor (TGS2610) é da qualidade daqueles usados em equipamentos de medição e aferição por apresentar alta sensibilidade e excelente resposta, fabricados pela renomada empresa japonesa Figaro.

O microcontrolador é de marca NXP (divisão da Philips) que adquiriu o projeto da Freescale (divisão da Motorola).

O uso de conversor dc-dc, em vez de costumeiro regulador linear de tensão, para se ajustar 5V, garante preciso fornecimento de energia tanto ao sensor quanto ao microcontrolador, sem desperdício de energia por dissipação.

Todo seu acabamento é de alta qualidade, preservando o equipamento como um todo e aumentando sua vida útil. Por ser gabinete do tipo destacável, facilita a limpeza geral do local, bem como a substituição.

Detector de GN e GLP , em vista perspectivada sobre fundo de chamas azuis
Detector de GN e GLP – vista

Conheça mais da linha Yota e se surpreenda com a qualidade e segurança de todos os equipamentos!

Link para adquirir o produto:

https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-gas-cozinha-gn-glp-yota/

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #detectordegas #detector #gasdecozinha #glp #gn #gasnatural

Publicado em Deixe um comentário

Central de Alarme de Incêndio

Vocês conhecem a real importância de uma central de alarme de incêndio presente nos projetos e nas construções? Então acompanhe o conteúdo abaixo.

Antes de tudo, é importante entender que as centrais de incêndio trabalham em conjunto com outros equipamentos. Todas as vezes que os alarmes e detectores de fumaça são acionados por um foco de incêndio, a central de alarme de incêndio recebe o chamado e, assim, é possível verificar o princípio de incêndio de forma ágil, bem como tomar as medidas de urgência necessárias.

Central de alarme de incêndio sobre fundo preto com chamas
Vista frontal

Central de Alarme de Incêndio Yota – quais são seus diferenciais

O modelo convencional – 4 laços, suporta até 80 detectores. Além de atender as todas a normas da ABNT, ele apresenta também acabamento de alta qualidade, prologando ainda mais a vida útil do equipamento.

Possui painel com as informações de alarmes e/ou defeitos, permitindo a correta identificação da região da ocorrência, para que haja a pronta ação de verificação e combate.

Central de alarme de incêndio sobre fundo preto com chamas - em perspectiva.
Vista em perspectiva

Link para adquirir o produto:

https://www.yota.ind.br/produto/central-de-alarme-de-incendio-4-lacos-80-detectores-yota/yota/

Site de apoio ao conteúdo:

https://bityli.com/IddSKcXO

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #centraldeincendio #detector

Publicado em Deixe um comentário

Detector de CO

Detectores de CO (monóxido de carbono) são de extrema importância para desenvolvermos um ambiente seguro tanto para trabalho quanto para moradia. Por se tratar de um gás incolor, sem cheiro e sem sabor, caracterizado como um asfixiante químico, que impede a utilização biológica do oxigênio, é extremamente tóxico e silencioso. Por conta de suas características físicas, é um gás de difícil detecção pelos sentidos humanos, o que o torna ainda mais perigoso.

Detector de CO com fundo saindo fumaça branca.

Os detectores de monóxido de carbono Yota se destacam dos demais concorrentes por possuir sensor muito mais sensível e exato, que por consequência acaba prevenindo mais eficientemente o sufocamento e a contaminação. Utiliza sensor japonês duradouro de rápida e precisa resposta.

Com conversor dc-dc, em vez de regulador de tensão, diminui o consumo e aumenta sua vida útil.

Venha conhecer a linha de produtos Yota e se surpreenda com a qualidade e segurança!

Link para adquirir o produto:

https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-monoxido-de-carbono-qualidade-do-ar/

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #CO #monoxidodecarbono #detector

Publicado em Deixe um comentário

Acionador manual para bomba de hidrante de incêndio

Vocês sabem a importância de um projeto de incêndio bem realizado? Não? Então vamos lá!

A maioria dos empreendimentos são construídos para que nós possamos desempenhar alguma atividade que pode ser de permanência temporária ou não, mas que independente disso ou do tempo que se leve para realizá-las, precisam ser feitas com segurança e tranquilidade em um ambiente bem projetado e protegido contra riscos de incêndios, algo que só um projeto de incêndio bem desenvolvido pode pôr em prática.

A elaboração do projeto fica, portanto, a cargo dos projetistas, construtores dos edifícios e dos usuários, que precisam seguir as recomendações dos projetos, de maneira correta, assim como a organização dos grupos de prevenção e de combate a incêndios.

Os acionadores manuais para bomba de hidrante são peças fundamentais nesse processo, além de apresentarem um excelente custo benefício, também são extremamente fáceis e seguros de instalar.

O acionador Yota apresenta diferencias em relação aos demais concorrentes presentes no mercado como: desenvolvido em uma caixa metálica com design e acabamento de alta qualidade, aumentando assim sua vida útil e preservando contra eventual dano de manejo, seu processo de instalação é extremamente fácil e também seguro. Afinal um projeto de incêndio não pode apresentar erros, não é?

Venha conhecer a linha de produtos Yota e se surpreenda com a qualidade e segurança!

Link para adquirir o produto:

https://www.yota.ind.br/produto/acionador-manual-de-incendio-botao-para-bomba-de-hidrante/

Referência utilizada na formulação do artigo:

  • https://www.desterroeletricidade.com.br/blog/preventivo-de-incendio/como-ligar-a-botoeira-de-incendio/

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao

Publicado em 1 comentário

O que é e onde encontrar o gás Freon

O gás freon cuja fórmula molecular é (CCl2F2), constitui um gás muito utilizado ainda em vários produtos relacionados ao nosso dia a dia. Como a própria estrutura revela, este gás clorado e fluorado é derivado do metano e é altamente inflamável.

O gás freon 12 é o responsável pela produção de frio nos congeladores, ele circula por todo o circuito (compressor, válvula de expansão, evaporador, condensador). Além de ser usado como agente refrigerante, o gás freon é empregado como propulsor de aerossóis (sprays propelentes). Este gás a baixas altitudes (no nível da terra) é pouco tóxico, mas quando se encontra disperso na alta atmosfera se torna um dos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Características gás Freon

O gás Freon é um gás não inflamável, incolor e embora ele seja, muitas vezes, inodoro, alguns tipos têm um odor semelhante ao éter. O Freon também se distingue por manter seu estado gasoso à temperatura ambiente, e pode ser liquefeito por compressão ou resfriamento, e é quatro vezes mais pesado que o ar.

O Freon também é drenado diretamente para o solo em caso de vazamento  do recipiente que o preserva.

O contato do gás Freon (clorofluorocarbono) com a pele leva a queimaduras simples e superficiais, mas essas queimaduras evoluem espontaneamente após vários dias para queimaduras completamente espessas se o tratamento for negligenciado. Portanto, necessitam de um tratamento cirúrgico removendo a pele afetada e transplantando a pele  por outra.

Benefícios do gás Freon

O efeito do freon na camada de ozônio é 20 vezes menor que o freon R11 e R12, usados anteriormente. O gás pertence ao grupo de clorofluorcarbonetos (HCFC). Refrigerantes têm um efeito prejudicial sobre a camada de ozônio, aumentar o efeito estufa. Após o uso em equipamentos climáticos, aerossóis, geladeiras, eles entram na atmosfera. Apesar desses efeitos, o gás apresenta benefícios como:

  • Freon R22 é estável, não-tóxico e à prova de explosão.
  • A baixa temperatura de descarga durante a compressão no compressor evita o superaquecimento do mecanismo.
  • O refrigerante possui excelentes características termofísicas e termodinâmicas.
  • Inércia química à maioria dos materiais estruturais (cobre, latão, níquel, aço).
  • O Freon 22 é oferecido a um custo acessível, mais barato que o analógico R407c.
  • Ele contém um componente, que simplifica o reabastecimento de aparelhos de ar condicionado em caso de vazamento.
  • A ausência de um deslizamento de temperatura não altera a composição da substância na fase líquida e gasosa.

O vazamento de freon não causará quaisquer significativas consequências a longo prazo para a saúde. Se ocorrer um vazamento que você inale, será apenas por um curto período de tempo antes que todo o gás vaze da geladeira. Esses gases são mais pesados ​​que o oxigênio e provavelmente permanecerão abaixo de onde você normalmente respira, mas será possível que inale um pouco de gás.

A quantidade de gás no refrigerador é limitada, então não haverá chance de que um vazamento contínuo seja perigoso da mesma forma que um vazamento de gás natural seria. Em vez disso, uma vez que o gás tenha vazado, ele irá dissipar-se naturalmente. Se o gás for um CFC (clorofluorcarbono), ele contribuirá para uma maior deterioração do meio ambiente.

As pessoas que utilizam o aparelho enquanto há vazamento acabam desperdiçando muito dinheiro, gastando inutilmente com recarga de gás e excesso de consumo energético. Nessa hora, é de extrema importância observar e se certificar sobre esse problema junto ao técnico, que deve eliminar os pontos de vazamento, assim não será mais necessário gastar com a recarga do fluido.

Um vazamento de gás freon, e por consequência sua inalação pode ocasionar os seguintes sintomas: ataque olfativo, palpitações cardíacas, dificuldade em respirar, irritação das membranas e indisposição geral. Por isso a importância de os detectores instalados corretamente e com sua respectiva manutenção em dia.

Conheça nosso produto que detecta a presença desse gás:
https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-gas-de-de-refrigeracao-freon-benzeno-e-alcool-monitora-a-qualidade-do-ar/

Referências utilizadas para o desenvolvimento do artigo:

https://www.ehow.com.br/refrigerador-frostfree-congelando-info_27900/

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-freon.htm

https://myhouse.technoluxpro.com/pt/kondicionirovanie/obsluzhivanie/pravila-dozapravki-freonom-r22-i-ego-temperatura-kipeniya/

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #vazamentodegas #gasfreon #intoxicação #epi #prevencao

Publicado em Deixe um comentário

GLP, significados e utilização

GLP é a sigla utilizada para representar o gás liquefeito de petróleo, uma mistura gasosa muito utilizada como combustível para produzir o aquecimento de alimentos em fogões.

O uso do GLP como combustível foi proposto em 1911 e, desde então, não foi mais substituído. Sua utilização foi viabilizada porque sua queima não produz quantidade grande de gases tóxicos e poluentes, como os óxidos de nitrogênio, enxofre e carbono, além de ser um combustível que produz uma boa quantidade de calor.

FORMAS DE OBTENÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO GLP

As substâncias químicas que fazem parte da composição química do GLP são hidrocarbonetos de massa molar baixa, contendo de três a quatro átomos de carbono (propano, propeno, butano, isobutano e buteno)

Suas principais características são:

  • É uma mistura homogênea;
  • Incolor;
  • Naturalmente inodoro (sem odor) – muitas vezes se misturam com outros gases para ficar mais fácil o diagnóstico de vazamento de gás.
  • Mistura gasosa à temperatura ambiente;
  • Possui facilidade em sofrer liquefação e vaporização;
  • Possui poder calorífero maior que o da gasolina;
  • Sua queima produz menor emissão de gases

O GLP pode ser obtido de forma natural a partir de diversos processos, e os dois mais comuns são:

Destilação do petróleo cru:

A refinaria de petróleo é o local de produção do GLP. Durante o processo de destilação fracionada do petróleo, o GLP é uma das frações (componentes) separadas. Obs.: Apenas de 1% a 2% do petróleo pode gerar GLP.

Extração no subsolo:

Quando o gás natural é extraído a partir de um bolsão de gás no subsolo, passa pelo processo de fracionamento, o que gera diversos gases; entre eles, o GLP.

APLICAÇÕES DO GLP

Além de ser utilizado em fogões com o objetivo de gerar o fogo para o cozimento de alimentos, o GLP apresenta diversas outras utilidades, como as seguintes:

  • Climatização e esterilização de ambientes comerciais (hotéis, padarias, hospitais, etc.);
  • Fundição e corte da solda;
  • Queima e secagem de cerâmica;
  • Moldagem e acabamento de vidros;
  • Secagem de grãos;
  • Queima de ervas daninhas;
  • Fabricação de borrachas;
  • Fabricação de papel.

Explosão, asfixia e intoxicação são os três principais riscos que um vazamento de gás pode trazer para quem se encontra no ambiente. É importante entender que o gás é mais denso que o ar, portanto, em um vazamento, ele tende a se concentrar rente ao piso. Isso não significa que ele deixa de se espalhar pela casa e envolver sorrateiramente todos os moradores. Por isso, acaba sendo tão perigoso, especialmente se as pessoas já estão dormindo.

O risco de explosão seguido por incêndio é grande quando há presença de fogo (qualquer chama ou faísca) ou do acionamento de aparelhos elétricos. Até mesmo o acendimento de uma lâmpada pode levar a uma explosão, caso o gás já esteja em altas concentrações no ambiente. Já a asfixia é o risco de morte por inalação do gás de cozinha. Esse tipo de acidente tende a acontecer quando os moradores já estão dormindo e não percebem o vazamento de gás.

Ao contrário da intoxicação que acontece quando as pessoas inalam gás em grande quantidade, mas não chegam ao óbito. Apesar de não ser fatal, a intoxicação pode trazer graves consequências, inclusive com sequelas por toda a vida.

Conheça mais sobre o produto que pode prevenir, diagnosticar e controlar a presença desse gás:

https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-gas-cozinha-gn-glp-yota/

Referência utilizada para o desenvolvimento do artigo:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-glp.htm

https://www.decorfacil.com/vazamento-de-gas/

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #vazamentodegas #glp #intoxicação #epi #prevencao

Publicado em Deixe um comentário

CARACTERISCA DO GÁS NATURAL(GN)

O gás natural é um composto químico que se forma em depósitos de matéria orgânica (como restos de algas, plantas e animais) situados a pelo menos 500 metros de profundidade, notadamente em áreas caracterizadas por rochas sedimentares porosas e de granulometria fina. Esse combustível, como o próprio nome indica, é encontrado em estado gasoso, o que não se altera quando é exposto às condições de temperatura e pressão da superfície.

Trata-se de uma substância altamente volátil e que apresenta poder calorífico entre 8.000 e 10.000 kcal/m³. Por ser um produto inflamável e sem cheiro, o processamento do gás natural inclui a adição de compostos denominados odorantes para que seja possível identificar vazamentos e impedir acidentes.

Esse combustível fóssil, que também é composto por nitrogênio (N), oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2), é constituído essencialmente por hidrocarbonetos. Quando encontrado nas mesmas jazidas do petróleo, dizemos se tratar de gás natural associado. Já o gás natural não associado é aquele encontrado sem a presença de petróleo ou outras substâncias, como a água.

OBTENÇÃO E USOS DO GÁS NATURAL

Para a sua obtenção, são necessárias três diferentes etapas, seguindo os mesmos passos da exploração de petróleo.

A primeira delas é chamada de prospecção, caracterizada pela identificação e mapeamento das áreas onde se localizam as bacias sedimentares com potencial para abrigar reservas desse combustível fóssil. Em uma segunda etapa, realiza-se a perfuração do solo para atingir a subsuperfície e constatar a existência ou não de gás natural na área demarcada. É comum também a coleta de amostras para análise química e estudo da viabilidade desse combustível.

A extração consiste na última etapa para a obtenção do gás natural. Isso se dá mediante a instalação de plataformas que dispõem de equipamentos especializados, como sondas, por meio dos quais ocorre a remoção do combustível. A produção não se encerra por aí, pois após extraído, o gás natural é conduzido até as refinarias (para a retirada de impurezas, de água e de outros resíduos) e depois destinado aos consumidores finais, que são indústrias, usinas e residências. O transporte do gás natural acontece por meio dos gasodutos.

O gás natural é um produto que apresenta diversas finalidades, podendo ser utilizado tanto como matéria-prima na indústria quanto para a geração de energia. Listamos abaixo os principais usos do gás natural:

  • Gerador de calor para o aquecimento residencial;
  • Gerador de eletricidade em usinas termelétricas;
  • Substituto do gás de cozinha comum (gás liquefeito de petróleo, conhecido como GLP) utilizado em residências e estabelecimentos comerciais;
  • Matéria-prima para a produção de fertilizantes e para outros setores da indústria transformadora;
  • Combustível para automóveis na forma de gás natural veicular (GNV).

Vantagens e desvantagens do gás natural (GN)

Vantagens:

O gás natural, assim como as demais fontes de energia, apresenta vantagens e desvantagens. Uma de suas principais vantagens é o fato de ele emitir menos gases poluentes na atmosfera do que os derivados de petróleo, por exemplo, e não gerar outros tipos de resíduos, constituindo assim uma fonte mais limpa de energia.

Ele apresenta ainda alta produtividade e custos menores ao consumidor final, além de um maior nível de segurança, uma vez que não precisa ser armazenado em estoques e também se dissipa mais rapidamente no ar. Ademais, esse combustível também possui um transporte facilitado pelos gasodutos, o que o torna mais ágil e dinâmico.

Desvantagens:

Apesar das vantagens, é preciso notar que o gás natural é um combustível não renovável, portanto finito na natureza, o que constitui a sua principal desvantagem. Alguns aspectos o tornam inseguro para a utilização doméstica e veicular, como a sua inflamabilidade e a produção de componentes tóxicos, como o monóxido de carbono (CO), bastante perigoso para a saúde humana e imperceptível por não possuir cheiro. O processo de obtenção do gás natural, especialmente na etapa da extração, pode ser também prejudicial ao meio ambiente se não realizado corretamente ou em caso de acidentes e vazamentos.

Conheça mais sobre o produto que pode prevenir e diagnosticar a presença desse gás:

https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-gas-cozinha-gn-glp-yota/

Matéria extraída do site:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-gas-natural.htm

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #vazamentodegas #gn #gasnatural #intoxicação #epi #prevencao