Publicado em Deixe um comentário

CARACTERISCA DO GÁS NATURAL(GN)

O gás natural é um composto químico que se forma em depósitos de matéria orgânica (como restos de algas, plantas e animais) situados a pelo menos 500 metros de profundidade, notadamente em áreas caracterizadas por rochas sedimentares porosas e de granulometria fina. Esse combustível, como o próprio nome indica, é encontrado em estado gasoso, o que não se altera quando é exposto às condições de temperatura e pressão da superfície.

Trata-se de uma substância altamente volátil e que apresenta poder calorífico entre 8.000 e 10.000 kcal/m³. Por ser um produto inflamável e sem cheiro, o processamento do gás natural inclui a adição de compostos denominados odorantes para que seja possível identificar vazamentos e impedir acidentes.

Esse combustível fóssil, que também é composto por nitrogênio (N), oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2), é constituído essencialmente por hidrocarbonetos. Quando encontrado nas mesmas jazidas do petróleo, dizemos se tratar de gás natural associado. Já o gás natural não associado é aquele encontrado sem a presença de petróleo ou outras substâncias, como a água.

OBTENÇÃO E USOS DO GÁS NATURAL

Para a sua obtenção, são necessárias três diferentes etapas, seguindo os mesmos passos da exploração de petróleo.

A primeira delas é chamada de prospecção, caracterizada pela identificação e mapeamento das áreas onde se localizam as bacias sedimentares com potencial para abrigar reservas desse combustível fóssil. Em uma segunda etapa, realiza-se a perfuração do solo para atingir a subsuperfície e constatar a existência ou não de gás natural na área demarcada. É comum também a coleta de amostras para análise química e estudo da viabilidade desse combustível.

A extração consiste na última etapa para a obtenção do gás natural. Isso se dá mediante a instalação de plataformas que dispõem de equipamentos especializados, como sondas, por meio dos quais ocorre a remoção do combustível. A produção não se encerra por aí, pois após extraído, o gás natural é conduzido até as refinarias (para a retirada de impurezas, de água e de outros resíduos) e depois destinado aos consumidores finais, que são indústrias, usinas e residências. O transporte do gás natural acontece por meio dos gasodutos.

O gás natural é um produto que apresenta diversas finalidades, podendo ser utilizado tanto como matéria-prima na indústria quanto para a geração de energia. Listamos abaixo os principais usos do gás natural:

  • Gerador de calor para o aquecimento residencial;
  • Gerador de eletricidade em usinas termelétricas;
  • Substituto do gás de cozinha comum (gás liquefeito de petróleo, conhecido como GLP) utilizado em residências e estabelecimentos comerciais;
  • Matéria-prima para a produção de fertilizantes e para outros setores da indústria transformadora;
  • Combustível para automóveis na forma de gás natural veicular (GNV).

Vantagens e desvantagens do gás natural (GN)

Vantagens:

O gás natural, assim como as demais fontes de energia, apresenta vantagens e desvantagens. Uma de suas principais vantagens é o fato de ele emitir menos gases poluentes na atmosfera do que os derivados de petróleo, por exemplo, e não gerar outros tipos de resíduos, constituindo assim uma fonte mais limpa de energia.

Ele apresenta ainda alta produtividade e custos menores ao consumidor final, além de um maior nível de segurança, uma vez que não precisa ser armazenado em estoques e também se dissipa mais rapidamente no ar. Ademais, esse combustível também possui um transporte facilitado pelos gasodutos, o que o torna mais ágil e dinâmico.

Desvantagens:

Apesar das vantagens, é preciso notar que o gás natural é um combustível não renovável, portanto finito na natureza, o que constitui a sua principal desvantagem. Alguns aspectos o tornam inseguro para a utilização doméstica e veicular, como a sua inflamabilidade e a produção de componentes tóxicos, como o monóxido de carbono (CO), bastante perigoso para a saúde humana e imperceptível por não possuir cheiro. O processo de obtenção do gás natural, especialmente na etapa da extração, pode ser também prejudicial ao meio ambiente se não realizado corretamente ou em caso de acidentes e vazamentos.

Conheça mais sobre o produto que pode prevenir e diagnosticar a presença desse gás:

https://www.yota.ind.br/produto/detector-de-gas-cozinha-gn-glp-yota/

Matéria extraída do site:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-gas-natural.htm

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #vazamentodegas #gn #gasnatural #intoxicação #epi #prevencao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *