Publicado em Deixe um comentário

Elevadores e segurança contra incêndio – você tem um plano?

Se o seu local de trabalho tiver elevadores, o plano de segurança contra incêndio da sua empresa deve incluir detalhes sobre o uso de elevadores durante uma emergência. Se o seu não estiver ou se você não estiver atualizado sobre as políticas de uso de emergência de elevadores da sua empresa, considere este o seu lembrete para se certificar de que você e sua equipe saibam o que fazer em caso de emergência. Vejamos algumas dicas básicas de segurança de emergência em elevadores para colocá-lo no caminho certo.

Segurança de elevador em uma emergência

Todos nós sabemos que não devemos usar um elevador durante uma emergência de incêndio, mas você sabe por que isso acontece? Existem muitas razões para evitar um elevador durante um incêndio, mas as principais são:

• Saiam do prédio de maneira ordenada

• Liguem para o 193 depois de alcançar a segurança. Indique o endereço, o andar e a natureza da emergência (incêndio, ambulância, etc.)

• Um incêndio pode causar curto-circuito no sistema elétrico, fazendo com que fique preso entre os andares.

• Um poço de elevador funciona como uma chaminé e pode encher-se de fumaça rapidamente, colocando os ocupantes em risco de inalação de fumaça.

• Se alguém ficar preso em um elevador durante uma emergência de incêndio, os bombeiros, compreensivelmente, precisarão priorizar o resgate em vez de apagar o incêndio.

• Em uma emergência de incêndio, deixem os elevadores para o pessoal de emergência usar para que eles possam resolver a situação de forma rápida e eficiente.

• Se você ficar preso em uma cabine de elevador durante uma emergência de incêndio, mantenha a calma e pressione o botão de emergência ou peça ajuda de algum outro modo. Nunca tente abrir as portas ou a escotilha de emergência – espere que a equipe de emergência venha até você.

• Se você estiver em uma cadeira de rodas ou não puder subir as escadas para sair do prédio, os bombeiros poderão usar a opção do modo de serviço de bombeiros do elevador (veja mais informações abaixo) para ajudá-lo a evacuar usando o elevador. Não tente usar o elevador durante uma emergência de incêndio – peça ajuda e espere os bombeiros ou outro pessoal de emergência chegar.

Modos de bombeiros de elevador


Todos os elevadores estão equipados com modos de serviço de incêndio, permitindo que os bombeiros continuem usando o elevador durante um incêndio. Existem duas fases para o modo de serviço de disparo:

• A fase 1 começa automaticamente quando os sensores de fumaça ou calor de um elevador são acionados, enviando o elevador para o andar térreo (ou outro andar se fumaça ou fogo forem detectados no andar térreo). As portas se abrem, permitindo que todos os passageiros saiam. O elevador então para de responder às chamadas de serviço para que possa estar disponível para os bombeiros quando eles chegarem.

• A fase 2 é iniciada pelos bombeiros ao chegarem ao local. Esta fase é ativada a partir de uma chave seletora no painel de controle dentro do elevador. Todos os elevadores mais recentes aceitam uma chave de elevador universal que todo corpo de bombeiros possui. Essa chave permite que o pessoal de resgate opere o elevador manualmente para que possam se mover de um andar a outro conforme necessário, permitindo que evacuem o prédio rapidamente e apaguem o incêndio. O ideal é que os elevadores mais antigos sejam adaptados para aceitar a chave do elevador padrão, mas se isso não for possível, uma caixa com a chave do serviço de bombeiros do elevador deve ser fixada a uma parede perto do elevador no andar principal de comunicação. A caixa deve incluir apenas a chave do serviço de bombeiros do elevador – nada mais.

O que dificulta a interface do alarme de incêndio com o elevador?


Instaladores de alarmes de incêndio e mecânicos de elevador usam as mesmas palavras, mas têm significados diferentes. Ao fazer a interface entre o sistema de alarme de incêndio e os controles do elevador, é útil dedicar um tempo para entender as necessidades um do outro.

As pessoas têm medo de fogo. Elas também sabem que onde há fumaça, às vezes há fogo. É por isso que elas não querem que o elevador pare para em um andar onde há fumaça.

Objetivo da Interceptação do Elevador


Para proteger os passageiros, o elevador é interceptado quando a fumaça é detectada; quando há fumaça no saguão, o elevador interrompe o que está fazendo e permite que todos os passageiros saiam em um andar onde não haja fumaça e com acesso a uma rota de fuga.

Para permitir que os passageiros escapem do prédio, o elevador geralmente será conduzido até o andar principal/térreo, no entanto, se for lá que a fumaça for detectada, para permitir que os passageiros saiam do prédio por uma rota diferente, o elevador será conduzido para um andar alternativo.

Instalação de captação de fumaça de elevador

A instalação do sistema de captura de fumaça do elevador é frequentemente um empreendimento cooperativo entre o sistema de captura da empresa do elevador e o sistema de detecção de fumaça do instalador do alarme de incêndio.
A empresa de elevadores instala e atualiza os elevadores. Por si só, essa parte do sistema de captura geralmente funciona corretamente.

Quer se trate de um sistema autônomo de detecção de fumaça em elevador ou se o sistema de detecção de fumaça em elevador faz parte de um amplo sistema de alarme de incêndio em uma área comum do edifício , é a empresa de alarme de incêndio que geralmente instala e atualiza o sistema de detecção de fumaça do elevador. Por si só, essa parte do sistema de detecção geralmente funciona corretamente.

No entanto, mesmo se o elevador estiver programado corretamente para captura e o sistema de detecção de fumaça também, há a possibilidade de surgirem problemas nos fios entre os dois sistemas.

Linguagem de regulamentação do código

A maioria dos problemas vem das linguagens diferentes usadas entre as normas de elevadores e as normas de alarmes de incêndio. Mesmo que os dois sistemas usem a linguagem comum do país, a indústria fala de cada sistema de forma diferente porque o ponto de vista de cada sistema é diferente.

Localização versus função

O regulamento do elevador fala sobre a localização dos detectores de fumaça:

• O detector de fumaça no andar primário (normalmente térreo)
• Os detectores de fumaça em todos os outros andares
• O detector de fumaça na sala mecânica
O regulamento de alarme de incêndio fala sobre a função dos detectores de fumaça:
• Os detectores de fumaça que enviam o elevador para o andar principal
• O detector de fumaça que permite o elevador ser enviado para o andar alternativo
• O detector de fumaça que intercepta o elevador e ao mesmo tempo sinaliza fumaça na sala de mecânica

INTERFACE DE ALARME DE INCÊNDIO COM RETORNO DO ELEVADOR

Comunicação do elevador da fase I

A recuperação do elevador da Fase I é uma sequência automática iniciada pelo sistema de alarme de incêndio para realocar uma cabine do elevador para o andar designado para a recuperação. A ativação de um dispositivo automático de início de alarme de incêndio localizado diretamente adjacente a uma porta de elevador, uma caixa de elevador ou dentro de salas ou espaços contendo máquinas e / ou controles de elevador resultará em elevadores automáticos associados iniciando a recuperação da Fase I.

• A comunicação da Fase I trará todos os elevadores para o andar principal, com ou sem passageiros.
• No caso de fumaça ser detectada imediatamente ao lado das portas do elevador no andar principal, a comunicação do elevador de fase I levará o elevador para o andar alternativo.
• A indicação do serviço de bombeiros ficará aceso quando o carro do elevador for colocado na Fase I, recordar. Essa indicação se extinguirá quando o elevador associado for colocado de volta em operação normal. A mesma sinalização acenderá intermitentemente quando o fogo estiver no poço do elevador ou na sala de equipamentos / controle.
• A ativação do interruptor do serviço de bombeiros no saguão retornará o carro ao andar principal.

Comunicação do elevador de fase II

A comunicação de elevadores da Fase II descreve a operação manual dos elevadores pelo corpo de bombeiros.

Requisitos de alarme de incêndio

Cada elevador (ou grupo de elevadores no mesmo poço) precisará dos seguintes dispositivos de alarme de incêndio:

• Detector de fumaça / calor em cada saguão de elevador em cada andar;
• Detector de fumaça / calor na sala de equipamentos do elevador;
• Detector de calor na caixa do elevador, se permitido, se a caixa do elevador for pulverizada
• Retransmissão para chamada primária;
• Retransmissão para chamada secundária;
• Retransmissão para ativação da sinalização de serviço dos bombeiros.
• Retransmissão para disjuntor Shunt Trip, se a caixa de elevação for pulverizada
• Monitorar ou zona para falha de energia de desligamento de derivação, se o poço do elevador for pulverizado

Proteção contra fumaça de elevador

1. Saguão fechado com portas de incêndio

Por IBC, um saguão de elevador fechado e pressurizado deve ser fornecido em cada andar onde um compartimento de poço de elevador conecta mais de três andares. Esta alternativa requer a construção de um espaço extra a alguma distância do elevador para criar um saguão de elevador. O saguão do elevador será fechado e conter sistema de defumatização, para em caso de falha no sistema de pressurização.

Prós
• Preço baixo

Contras
• Ocupa um espaço valioso em edifícios comerciais
• Eles produzem limitações para arquitetos e designers
• Não permite design de conceito aberto
• Objetos deixados no caminho podem impedir que as portas de fumaça fechem efetivamente quando necessário

2. Pressurização do eixo do elevador

A pressurização de elevador é uma opção compatível com o código para proteção contra fumaça de elevador e uma alternativa para saguões de elevador fechados. Este sistema é usado principalmente em edifícios altos. Aqui, os ventiladores injetam grandes quantidades de ar no poço do elevador, evitando que a fumaça entre nas portas do poço. Necessário prever sistema de defumatização, para em caso de falha deste sistema de pressurização.

Prós
• A pressurização do eixo do elevador foi aprovada e adotada por um tempo relativamente longo.

Contras
• O projeto de elevadores pressurizados é complicado e caro
• O sistema é caro de manter
• Pressões excessivas em alguns andares para atingir os diferenciais de pressão mínimos em todos os andares
• O temo em desuso e mesmo o próprio incêndio podem atingir os equipamentos e desativá-los justamente no momento que se fazem necessários.

3. Portas corta fumaça em frente das portas do elevador

Portas de fumaça abertas podem ser instaladas diretamente na frente do elevador. As portas de proteção contra fumaça são mantidas abertas por um dispositivo magnético e fecharão automaticamente em resposta a um sinal de alarme de incêndio.

Prós
• As portas eliminam a exigência do saguão do elevador, proporcionando mais espaço para liberdade de design
• Preço baixo

Contras
• Instalação complicada (em combinação com a parede)
• Porta volumosa visualmente desagradável

4. Cortina de fumaça para elevador

A cortina de fumaça do elevador pode ser instalada quase invisivelmente na frente das aberturas do elevador.
Durante um evento de incêndio, a cortina de contenção de fumaça é implantada automaticamente, agindo como uma barreira para evitar que a fumaça se espalhe pelo poço do elevador. Tiras magnéticas flexíveis são fixadas nas bordas da cortina para criar uma vedação firme na implantação. As cortinas de fumaça do elevador fornecem proteção contra fumaça e abertura de vento em conformidade com as normas.

Prós
• Material transparente visível
• Preço baixo
• Cortinas de fumaça eliminam a exigência da aréa de acesso do elevador , proporcionando mais espaço para a liberdade de design
• Visualmente apelativo
• O sistema pode ser totalmente escondido em um teto suspenso e será implantado apenas quando necessário
• Fácil de instalar
• Baixa manutenção
• Permite a saída e o acesso após o sistema ser ativado.
• A cortina de fumaça pode ser facilmente levantada com o interruptor de emergência embutido localizado no centro do tecido

Contras
• Cortinas de fumaça não fornecem uma classificação de fogo
• Requer estrutura de elevador sem botões ou trilhos auxiliares
• Requer conexão com energia de emergência do prédio
• Uma cortina para cada abertura do elevador

5. Cortina de incêndio do elevador

A cortina de incêndio do elevador é instalada na frente das aberturas do elevador e é acionada automaticamente após um sinal de alarme de incêndio.

A cortina de incêndio do elevador é uma porta corta-fogo combinada e uma cortina de contenção de fumaça para elevadores. Esta cortina de elevador pode ser facilmente escondida com o enquadramento correto. As guias laterais podem ser ocultadas por moldura e a caixa de entrada pode ser instalada acima do teto suspenso.

Prós
• Contenção de incêndio de 1 ou 2 horas
• Preço baixo
• A cortina de incêndio elimina a exigência do lobby do elevador , proporcionando mais espaço para a liberdade de design
• Visualmente apelativo
• O sistema pode ser totalmente escondido em um teto suspenso e será implantado apenas quando necessário
• Fácil de instalar
• Baixa manutenção

Contras
• O tecido não é transparente.
• Requer conexão com energia de emergência do prédio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *