Manter os clientes e funcionários de sua mercearia protegidos contra incêndios é uma das tarefas mais importantes como gerente de segurança. Os bombeiros concordam. É por isso que eles realizam inspeções regulares nos supermercados para proteção contra incêndio e segurança de vida – às vezes sem aviso prévio.
Para ter a melhor chance de atender aos requisitos da norma de incêndio em supermercados e deixar as autoridades locais dos bombeiros satisfeitos, aqui está um guia sobre o que esperar e quais os riscos de incêndio que eles procurarão durante as inspeções de incêndio em sua loja. Você também aprenderá maneiras fáceis e eficazes de evitar violações e sempre permanecer em conformidade.
Portas e saídas de incêndio desobstruídas
Portas corta-fogo, saídas e passagens desobstruídas de mercearias estão no topo da lista quando o inspetor de incêndio chega. Ele procurará essa violação porque é uma das regras mais comumente violadas e o cumprimento é extremamente importante para evacuações de emergência.
Para passar essa parte para a fiscalização, a equipe do supermercado deve manter todas as portas, saídas e passagens livres de entulho e de tudo que impeça as pessoas de saírem rapidamente, 100% do tempo. Entregas nas portas ou mercadorias deixadas sem vigilância nos corredores dos supermercados – mesmo por alguns minutos – podem ser fatais se os ocupantes precisarem evacuar.
Portanto, todas as portas de saída de emergência, corredores, passagens, corredores e escadas devem ser mantidos livres de detritos. Você pode esperar que os inspetores procurem o seguinte:
⦁ Todas as saídas abrem rápida e facilmente.
⦁ As portas de saída de incêndio fecham automaticamente.
⦁ Todas as portas corta-fogo são fechadas, a menos que sejam mantidas temporariamente abertas por um dispositivo aprovado (trava eletromagnética).
Sinais de saída e iluminação de emergência em funcionamento
Dê uma volta pelo seu supermercado. Há algum sinal de saída piscando? Parte de uma placa não está iluminada? Há algo bloqueando os sinais de saída, como banners ou decorações? Os inspetores querem ver os sinais de saída totalmente iluminados e não bloqueados e as luzes de emergência em funcionamento.
⦁ Certifique-se de que suas luzes de emergência permanecerão acesas por 90 minutos durante quedas de energia. Eles devem ser testados e certificados anualmente por uma empresa licenciada de proteção contra incêndio. No entanto, verifique-os internamente mensalmente, pois você nunca sabe quando os inspetores de incêndio locais aparecerão. Sistemas de iluminação de emergência baseados em central de iluminação são mais fáceis de serem testados e mantidos operantes, por contarem com baterias em local único na instalação e de fácil acesso.
⦁ Os sinais de saída devem ser contemplados pela iluminação de emergência para no caso de falta de energia, para que os ocupantes possam evacuar com segurança no escuro. A norma da ABNT exige que os sinais de saída e a iluminação sejam verificados mensalmente. As demais placas que sinalizam as rotas de fuga devem ser fabricadas em material fotoluminescente ou também serem iluminadas pelo sistema de emergência.
Sistemas elétricos seguros e uso de cabos de extensão
Os supermercados têm enormes necessidades elétricas e distribuição elétrica para refrigeradores industriais, equipamentos de cozinha e iluminação superior que devem ser gerenciados e mantidos para evitar incêndio. É fácil dizer “Vou consertar mais tarde” ou planejar usar um cabo de extensão como um conserto temporário e depois esquecer por meses.
O uso de cabo de extensão elétrica defeituoso e inadequado é de grande risco de incêndio que você pode apostar que o inspetor de incêndio estará procurando em seu supermercado. Para evitar repreensão ou multas caras:
⦁ Se um cabo de extensão temporário for necessário, certifique-se de que os funcionários saibam que NUNCA deve prendê-los uns aos outros ou a acessórios permanentes, ou passá-los através de orifícios na parede. A fiação temporária para instalações de energia elétrica e iluminação é permitida por um período não superior a 90 dias. O mais rápido possível, livre-se de cabos de extensão e adicione tomadas elétricas aprovadas quando necessário.
⦁ Faça com que seus técnicos eletricistas (elétricos) inspecionem, mantenham e reparem equipamentos elétricos pesados e iluminação regularmente.
Bombas de incêndio vazias e salas do elevador
Essas pequenas salas são áreas aparentemente perfeitas para armazenar coisas, especialmente esfregões, vassouras e itens diversos que precisam ser facilmente acessíveis. No entanto, os inspetores de incêndio que virem salas com bombas de incêndio usadas como armários irão avisá-lo para não fazer isso novamente, pedir-lhe para remover os itens de uma vez e podem impor uma multa monetária.
⦁ Durante o treinamento de segurança contra incêndio, ensine aos funcionários que as salas de bombeamento e armários de hidrantes não devem ser usadas para nada além de equipamentos de proteção contra incêndio. Em caso de incêndio, o pessoal de emergência precisa entrar no espaço para trabalhar e itens extras proíbem ou retardam o acesso ao equipamento.
⦁ É fácil evitar essa violação – basta abrir a bomba de incêndio e as portas da sala de comando diariamente para verificar se há armazenamento não aprovado.
Todos os extintores de incêndio posicionados e com carga válida
Os inspetores de incêndio querem ver todos os extintores de incêndio contabilizados e totalmente carregados de acordo com a NBR. Extintores de incêndio ausentes, danificados, parcialmente usados ou com carga vencida são violações frequentes em grandes mercearias e supermercados porque é difícil rastrear todos eles.
⦁ Você deve ter extintores de incêndio em funcionamento e totalmente carregados, classificados para cada área de sua loja. A norma fornece requisitos para os tipos adequados, testes, inspeção e recarga de extintores de incêndio portáteis.
⦁ Programe e execute inspeções mensais por um membro da equipe treinado para garantir que o manômetro esteja cheio (agulha para verde), a mangueira esteja intacta, o pino esteja firmemente no lugar e a etiqueta de serviço esteja afixada, indicando estar em validade.
⦁ Atentar especialmente para o vencimento e recarga dos extintores, que, em geral, deve ocorrer anualmente. Após cada uso, eles também devem ser recarregados e inspecionados novamente por uma empresa de proteção contra incêndio profissional certificada.
Detectores de fumaça operacionais e alarmes de monóxido de carbono (CO)
Os inspetores de incêndio locais procurarão o número certo de detectores de fumaça e alarmes de monóxido de carbono por metragem quadrada, escopo, conteúdo e ocupação de sua mercearia ou supermercado. Eles também garantirão que todos os detectores de fumaça e alarmes de CO estejam operacionais.
Para evitar uma violação do código de proteção contra incêndio e segurança de vida:
⦁ Teste manualmente cada detector de fumaça e alarme de monóxido de carbono semanalmente.
⦁ Quando um detector de fumaça ou alarme de CO começar a apitar, não remova as baterias ou desconecte a fiação até que possa acessá-la mais tarde – resolva imediatamente. Substitua as baterias ou a unidade inteira, se necessário.
⦁ Para garantir que todos os detectores e alarmes funcionem pelo mesmo período de tempo, substitua as baterias no mesmo dia todos os anos e substitua os detectores a cada dez anos. De acordo com a quantidade de poeira suspensa, podem ser necessárias limpezas dos detectores de fumaça em tempos intermediários. Prefira um sistema de alarme de incêndio realizado por cabeamento, pois baterias concentradas apenas na central é mais confiável.
Estações e componentes de alarme de incêndio acessíveis
Os inspetores de segurança contra incêndio examinarão os componentes e os acionadores de alarme de incêndio do seu supermercado. Eles devem ser capazes de acessá-los facilmente e verificar se foram inspecionados e testados de acordo com a norma.
⦁ Para passar na inspeção, mantenha acionadores de alarme de incêndio desobstruídos por mercadorias e outros bens ou equipamentos.
⦁ Faça com que seus alarmes e componentes de incêndio sejam inspecionados e testados anualmente por um técnico competente e licenciado.
⦁ Um registro por escrito das inspeções anuais também é necessário.
Sistemas de extinção de incêndio e extintores de incêndio funcionais e corretos
Quando o inspetor de incêndio aparece, seus sprinklers e sistemas de supressão de incêndio devem estar de acordo com o conteúdo, tamanho e ocupação atual de sua mercearia. O inspetor pode ter estado em sua loja muitas vezes antes, mas se o layout mudou, a loja foi expandida, você adicionou mais líquidos inflamáveis adicionais ao corredor de produtos domésticos, sprinklers e supressão de incêndio do seu supermercado os sistemas (e extintores) devem corresponder à designação da área.
Cozinhas, especialmente as dotadas de fritadeiras, sequem normatização à parte. Nelas o combate não se faz com água.
Se sua mercearia ou supermercado alterou processos de negócios, mudou mercadorias ou moveu estoque ou equipamento elétrico (como refrigeradores industriais), você deve atualizar o sistema de proteção contra incêndio para evitar violações de alguma norma.
Outras expectativas de inspeção de segurança contra incêndio em supermercados
Durante a inspeção de incêndio da sua mercearia, você também pode esperar que o inspetor de incêndio local procure:
⦁ Nada pendurado na tubulação do sprinkler, cabeçotes de sprinkler ou outro equipamento contra incêndio.
⦁ Um manual de treinamento de prevenção de incêndio por escrito e um programa de treinamento documentado.
⦁ Conexões e válvulas externas do corpo de bombeiros desobstruídas.
⦁ Uma área específica para fumar longe do edifício e de objetos inflamáveis.
⦁ Lixo / resíduos devidamente acondicionados em lixeiras / caçambas, não empilhados em nenhuma área, especialmente nas portas.
⦁ Materiais / líquidos combustíveis armazenados com segurança em gabinete aprovado de acordo com os regulamentos ABNT e dos bombeiros locais.
⦁ Aparelhos elétricos protegidos por detector de fuga a terra e nada quente está ligado sem alguém presente.
⦁ Todos os suprimentos / estoque / mercadoria estão a pelo menos 1 metro de unidades de aquecimento e dutos.
⦁ Registros de proteção contra incêndio e segurança de vida adequados e atualizados de acordo com a NBR adequada. Se você não puder produzir a documentação necessária durante uma inspeção regulamentar, é uma violação do código de incêndio.