Quando você está administrando um negócio, a última coisa que você provavelmente quer é um alarme de incêndio disparando e interrompendo seu dia. Na maioria das vezes, é um alarme de incêndio indesejado ou alarme falso – mas, se houver um incêndio real, isso pode ser extremamente devastador. Tão devastador, de fato, que muitas empresas nunca conseguem se recuperar da perda financeira do incêndio.
Mesmo se o seguro pagar pela reconstrução, você poderá arcar com a perda de lucros durante a reconstrução?
Naturalmente, há sempre o argumento a favor do seguro neste caso – mas obter segurança contra incêndios é uma ação acima de tudo de PREVENÇÃO em primeiro lugar ajudará muito a evitar esse problema em potencial. Sem mencionar que, como proprietário de uma empresa, você tem a responsabilidade legal de garantir que está protegendo seus funcionários e seus visitantes do um possível incêndio.
Observe que o descumprimento da legislação, não só vai lhe acarretar diversos problema legais, como multas e até mesmo embargos, ou seja, você pode ter seu negócio inoperante.
Nosso objetivo aqui é fornecer aconselhamento e orientações de segurança contra incêndios, para que você possa ter certeza de que estará no caminho correto e seguro.
A primeira coisa que você precisa saber sobre segurança contra incêndios é que, se você é um empregador ou proprietário de uma empresa, você é conhecido por lei como a “pessoa responsável” e pode ser multado ou preso por violar a legislação de segurança contra incêndios.
O termo “pessoa responsável” pode significar donos de empresas e empregadores, são responsáveis por quaisquer questões de proteção contra incêndio e de acordo com a legislação de segurança, você (como “pessoa responsável”) tem o dever de garantir que as pessoas contratadas sejam “competentes”.
Você pode contratar um profissional especializado para instalar e manter seu sistema de alarme de incêndio, este sistema pode conter diversos dispositivos como por exemplo alarmes, painéis, apalpadores manuais ou extintores de incêndio, sempre de acordo com uma avaliação de risco de sua estrutura.
Avaliando o que está em jogo é de vital importância escolher um profissional competente, ou seja, capazes de fazer seu trabalho sem erros, aumentando ainda mais a segurança do estabelecimento sob sua responsabilidade.
Infelizmente, no Brasil, nossa sociedade sofre por demais com a excessiva burocratização, formada por associações, conselhos e federações, na maioria das vezes, reguladores, quando o mais acertado seria termos a disposição entidades certificadoras.
A regulação busca responsabilizar profissionais por trabalhos realizados, observando com rigor normas técnicas, sempre sobre os fatos já ocorridos, ou seja, com um enorme retrovisor balizando suas ações, deixando os usuários/cliente, órfãos de indicadores que orientem quanto a escolha do bom profissional.
A certificação trabalharia no sentido oposto, ao invés de focar na penalização, suas ações despendem toda sua atenção no reconhecimento daqueles que prestam bons serviços, pelo que, naturalmente, o mau profissional seria penalizado pelo próprio mercado.
Deste modo, fica nossa orientação, de que busque atestar a competência de cada profissional candidato ao trabalho por meio de histórico dos serviços já realizados e pela confirmação da formação técnica, do mesmo.
Solicite a entrega de ficha cadastral ou de currículo e não deixe de firmar um contrato, contendo um descritivo dos serviços bem como a forma com que serão realizados os pagamentos e, até mesmo, como se darão as penalidades pelo não cumprimento adequado dos serviços.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, conhecido como AVCB, e um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que certifica que, durante a vistoria, a edificacao tem todas as condicoes de seguranca contra incendio previstas pela legislacao e constantes no processo, estabelecendo um periodo de revalidacao. Esse laudo e de extrema importancia para garantir a seguranca predial e evitar que acidentes tragicos como o ocorrido em 2013, na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, voltem a acontecer.
Muito bem observado.
Parabéns!
Agradeço tua participação, Alex.