Esteja ciente da segurança contra incêndio durante o período de festas e verifique as pessoas mais velhas ou vulneráveis. Você também deve se certificar de que todos em sua casa saibam o que fazer em caso de incêndio e como escapar com segurança.
Riscos extras de incêndio no Natal
Não se torne negligente com a segurança contra incêndio. Você deve:
• Tenha um alarme de fumaça funcionando em todos os níveis de sua propriedade;
• Teste seu (s) alarme (s) de fumaça todas as semanas e certifique-se de substituir a bateria ou algum detector de fumaça se não estiver funcionando.
O Natal é uma época em que há riscos adicionais de incêndio em casa, incluindo:
• Velas;
• Aquecedores portáteis;
• Fogueiras que não são acesas há muito tempo;
• Luzes da árvore de Natal;
• Tomadas sobrecarregadas.
Os incêndios podem começar facilmente. Para reduzir o risco de incêndio durante o período festivo, você deve:
• Verifique se suas luzes de Natal estão em conformidade com o padrão de segurança;
• Nunca use luzes com cabos decapados ou desgastados;
• Apague as luzes ao ir dormir ou quando estiver saindo de casa;
• Nunca coloque velas perto de sua árvore de Natal, decorações, papel de embrulho ou móveis;
• Coloque velas em um suporte feito sob medida e em uma superfície resistente ao calor;
• Nunca coloque velas embaixo das prateleiras;
• Nunca deixe velas acesas sem vigilância e certifique-se de que estejam fora do alcance de crianças e animais de estimação (atenção redobrada para os gatos);
• Nunca coloque decorações em luzes ou aquecedores;
• Nunca sobrecarregue as tomadas elétricas;
• Nunca deixe um fogão sem vigilância e desligue os aparelhos de cozinha após o uso – a maioria dos incêndios começa na cozinha;
• Certifique-se de que os cigarros sejam apagados completamente e nunca fume na cama;
• Mantenha velas, isqueiros e fósforos fora do alcance das crianças;
• Mantenha os aquecedores longe de acessórios e decorações;
• Tenha um alarme de fumaça funcionando em todos os cômodos de sua propriedade;
• Faça um plano de fuga de incêndio; discuta-o com sua família e mantenha sua rota de fuga desobstruída;
• Certifique-se de que todos os familiares e amigos visitantes estejam cientes do plano de saída de incêndio e diga onde você guarda as chaves das portas;
• Se um incêndio começar, tire todos da propriedade e feche todas as portas atrás de você – telefone 193 (bombeiro).
Itens relacionados ao Natal que você pode não saber que são inflamáveis
Comida
A comida no Natal costuma compor uma grande parte do festejo, já que muitas pessoas se deliciam com chocolates ricos e jantares com assados substanciais. A cozinha já apresenta risco de incêndio, portanto, com alimentos e convidados adicionados, o risco só aumenta. Ingredientes como farinha, açúcar, álcool e óleo são extremamente inflamáveis, portanto, mantê-los longe de chamas e ter as precauções de segurança necessárias (como um cobertor ou extintor de incêndio) servirá como um modo controlar um princípio de incêndios.
Presentes
Todos dão presentes com as melhores intenções, mas alguns presentes podem causar incêndios quando usados incorretamente. Para evitar dar presentes de tecnologia defeituosos, compre apenas de varejistas confiáveis e compre presentes adequados para a idade de quem recebe. Além disso, certifique-se de comprar baterias extras na época do Natal, então, se você receber algum presente alimentado por bateria, não ficará tentado a tirar as baterias do alarme de incêndio!
Decorações
Colocar suas decorações de Natal geralmente significa o início da temporada de Natal e une a família. Durante esse momento de alegria, é importante ter em mente os riscos potenciais de incêndio extras em casa. Mesmo após o Natal, as decorações continuam instaladas por alguns dias e vale a pena verificá-las. Essas incluem:
• Luzes
Se você possui luzes que já viram muitos Natais, então talvez seja a hora aposentá-las e comprar algumas novas que tenham um nível mais alto de segurança. Verifique o quadro de energia, quanto ao nível de segurança. Recomendamos sempre a leitura do guia do fabricante antes do uso, para garantir que você saiba como evitar o uso indevido. Use luzes LED em vez das tradicionais incandescentes, pois operam com níveis baixos de tensão e corrente e geram menos calor, o que reduz a chance de choque elétrico e incêndio. Não só são muito mais seguras do que as lâmpadas tradicionais, mas também são mais eficientes para operar – tornando-as mais amigas do ambiente. Para evitar incêndios acidentais, certifique-se de ligar as luzes apenas quando estiver em casa e acordado, para que possa estar imediatamente ciente de quaisquer problemas que possam surgir.
Além disso, durante o período de Natal, você provavelmente retirará os cabos de extensão e usará mais eletricidade do que o normal. Certifique-se de usar apenas cabos de extensão aprovados para segurança e não os sobrecarregue para evitar incêndios elétricos.
• Ouropel
O ouropel é feito de PVC, um material altamente inflamável que, uma vez aceso, é consumido pelo fogo em segundos. Tinsel é sempre colocado na árvore com luzes de fada, então, certificando-se de que elas não toquem em luzes de fadas que tendem a superaquecer, assim você evitará situações incêndios em potencial.
• Árvore de Natal
Esteja você com uma árvore real ou sintética no Natal deste ano, sempre tome medidas para evitar que elas sejam a causa de um incêndio. Coloque sua árvore longe de móveis e cortinas, para que, caso ela pegue fogo, demore mais para se espalhar. Além disso, se você está optando por uma árvore de verdade este ano, certifique-se de escolher uma recém-cortada, pois a velha seca rapidamente, tornando-a mais suscetível a pegar fogo.
- Chamas e árvores não se misturam
Sua árvore pode ficar bem perto da lareira, mas resista ao impulso de instalá-la lá. Mantenha a árvore a pelo menos 1 metro de lareiras, assim como velas acesas. Essas coisas ocultas podem representar um risco de incêndio em sua casa.- Mantenha sua árvore viva hidratada
Se você estiver comemorando com uma árvore de Natal viva, certifique-se de mantê-la molhada. Em caso de incêndio, uma árvore seca queimará muito mais rápido do que uma bem regada.
- Mantenha sua árvore viva hidratada
A matéria foi inspirada no evento natalino, que é o mais próximo e o qual você pode usar como exemplo de práticas a serem evitadas ou prevenidas.
Dê uma revisada em sua instalação deste ano com esta matéria em mãos, certamente, encontrará um bom número de pontos em risco, que anteriormente passaram desapercebidos.
Não negligencie, não é por que não foi desta vez que nunca ocorrerá contigo; decorações de festas continuam sendo recordistas de acidentes de incêndio.
Utilize-se desta matéria como orientação para outros festejos que envolvam decorações, principalmente aquelas baseadas em luzes, sejam de natureza elétrica ou pirotécnica.
Até a próxima e Boas Festas!!!