01 – Detectores de Fumaça ou Térmicos Profissionais Yota podem ser usados sozinhos o apenas associados a uma central de alarme?
Embora concebidos para atender instalações que atendas a NBR-17240, os detectores profissionais podem ser instalados de modo isolado (stand alone), na configuração a 4 fios, se vez associados a uma fonte de alimentação e um avisador, que pode ser de áudio, luminoso ou audiovisual.
02 – Quantos dispositivos (detectores e acionadores) são permitidos em uma central convencional Yota?
Embora tecnicamente o número poderia ser bem maior, a normativa brasileira permite um máximo de 20 dispositivos por laço de alarme, sendo que a Yota possui centrais de 4, 12, 24, 36 e 48 laços, ou seja, em condições ideais 80, 240, 480, 720 e 960, respectivamente.
Existem outros fatores limitadores condicionados pelo tipo de edificação e pela norma:
- Um laço não pode atender dispositivos em andares distintos.
- Não se aconselha atender salas que possam ser trancadas com mesmo laço, ou seja, é aconselhável que salas que possam vir a ser trancadas sejam atendidas por laço dedicado a ela.
- Um mesmo laço pode atender áreas distintas, desde que adjacentes (lado a lado).
03 – Como saber quantos detectores serão necessários em uma determinada área a ser protegida?
Calcula-se o número total de dispositivos de uma obra, pela soma das quantidades de cada área (sala) em separado.
Detectores de fumaça atendem áreas de 9 m x 9 m ou fração, enquanto detectores térmicos atendem área de 6 m x 6 m ou fração. De acordo com a norma.
O cálculo de cada área se faz multiplicando os resultados da população mínima necessária em cada uma das 2 dimensões.
Ex.: Para uma área de 30 m x 60 m => 30/9 x 60/9 = 3,33 x 6,77 => 4 x 7 = 28 detectores de fumaça.
04 – Quando devo utilizar detectores de fumaça ou detectores térmicos?
Detectores térmicos são indicados para áreas em que possa ocorrer fumaça mesmo sem que haja incêndio, propriamente, como em cozinhas e lavanderias industriais, e, também, em locais em que o fogo possa ocorrer sem formação de fumaça, como na queima de alguns produtos, como o álcool, por exemplo.
05 – Quantos e onde instalar Acionadores Manuais?
Toda instalação deve possuir um Acionador Manual próximo a cada porta de saída, rota de fuga.
Acionadores Manuais adicionais são necessários, de modo a evitar que uma pessoa necessite se deslocar por mais de 30 m, para alcançar um.
Adicionais também são necessários em locais de risco iminente de incêndio.
06 – Como faço para saber quantos laços serão necessários em minha central Yota?
Determine primeiramente quantos setores serão protegidos de modo independente, Veja FAQ 2.
Calcule a quantidade de dispositivos em cada setor e quantos conjuntos de 20 dispositivos (laços), serão necessários. Veja FAQ 3.
A soma dos laços dos setores é o mínimo de laços que deve possuis a tua central Yota.
07 – Sou eletricista e quero me qualificar para instalar sistemas de alarme de incêndio Yota, como inicio?
Cada pessoa possui suas experiências de vida que as ajuda a adequar-se a nova atividades.
Para quem já tem abilidade em tratar com cabeamento e dispositivos funcionais não encontra grande dificuldade para adequar-se à instalação de sistemas convencionais.
Para sistemas convencionais, temos uma metolodologia de treinamento prático à distância, para o qual se inscreve adquirindo um kit básico de treinamento.
Ao adquirir esse kit, você será guiado no passo a passo, para qualificar-se ao trabalho nesta área.
Para instalação de sistemas endereçáveis há anecessidade que se tenha algum conhecimento quanto a algorítmos de programação básica.
08 – Já sou instalador de equipamentos de segurança patrimonial, como procedo para iniciar na área de alarmes de incêndio Yota?
Instalações de sistemas de alarme de incêndio são intuitivas e, para quem já trabalha com instalação de equipamentos eletrônicos, não guarda maiores segredos.
Adquira um kit básico de treinamento e participe de nosso treinamento a distância (EAD), que é um modo garantido de se chegar ao resultado.
O grau de dificuldade de se realizar instalação e configuração de um sistema endereçável de alarme de incêndio é inferior ao de se instalar e configurar um um sistema de alarme de intrusão patrimonial.
09 – Comparativamente, quais são as vantagens e desvantages entre um sistema convencional e um endereçável?
As principais vantagens de um sistema convencional está na simplicidade de se instalar, configurar e operar, ante a um sistema endereçável.
Principalemnte em pequenas instalações, é indicado sistema convencional, por não necessitar de maiores configurações, muito menos de entender sobre algorítimos de programação.
Além disso, no uso, torna-se prático compreender o local em que ocorra um evento, pelo sua sua natureza sinóptica (vizão natural, rápida e compreensiva do todo).
Os sistemas endereçáveis possuem como vantagem a possibilidade de se atender número muito maior de dispositivos por meio de um único cabeamento de alimentação e dados.
Também surge a possibilidade de se nomear um a um cada dispositivo do sistema.
Como desvantagem, um sistema convencional necessita de muito mais cabo em instalações médias e grandes. Já o sistema endereçável perde ao não possuir natureza sinóptica, podendo produzir mal-entendimentos no momento de uma ocorrência.
10 – Já sou instalador de sistemas de alarme de incêndio, que vantagem tenho em me tornar um instalador Yota?
Somos fabricante com 100% de nossas atividades no Brasil, geramos empregos e renda para brasileiros e somos uma empresa ecologicamente responsável.
Associando-se à nossa marca, além dos benefícios de uma parceria idônea, como instalador ou revenda você participara de uma parcela significativa da margem de valor destinada à distribuição e comercialização de nossos produtos.
11 – Porque eu devo comprar Yota e não outra marca?
Em parte, pelos motivos apresentados no resposta anterior, mas principalmente por que você receberá, juntamente com a solução em produtos de excelente qualidade, algo a mais, seja por recursos extra incorporado, em tecnologia, como pelo dedicado atendimento em favor dos resultados a que prestam nossos produtos.
12 – Poderiam descrever-me uma instalação de alarme de incêndio em poucas linhas?
Uma instalação de alarme de incêndio é composta por detectores automáticos de incêndio (detectores de fumaça, térmicos e de labareda), além de acionadores manuais, que captam informações de princípios de incêndio e comunicam a uma unidade central de controle, a qual promove o acionamento de dispositivos avisadores, para que a brigada de incêndio ou bombeiros tomem as providências necessárias à prematura evacuação do local e procedimentos para combate ao fogo.