A segurança contra incêndios é importante, mesmo quando você está longe de casa. As pessoas podem não pensar na segurança contra incêndios quando estão de férias ou viajando a negócios, mas a segurança contra incêndios em um hotel é muito importante.
Obviamente, a segurança contra incêndio é importante em todas as instalações, mas quando você tem um grande número de pessoas nas instalações, elas se torna ainda mais importante?
O principal objetivo do alarme de incêndio é proteger com eficácia as pessoas e os ativos dos perigos e efeitos do fogo. A proteção contra incêndio no hotel ajuda a salvar trabalhadores, turistas, viagens em família e aventuras emocionantes.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA HOTÉIS
Como gerente de propriedade do seu hotel, você pode garantir que a estrutura tenha sistemas de proteção contra incêndio devidamente instalados, mantidos profissionalmente e regularmente inspecionados em todo o edifício. Esses incluem:
• Sistemas de extinção de incêndios – os extintores de incêndio são essenciais para proteger seus quartos de hotel o tempo todo, estejam eles ocupados ou vagos. Os sprinklers podem evitar que o fogo se espalhe de um cômodo para o outro, minimizando o tempo de inatividade do hotel e reduzindo o número de hóspedes deslocados. A NFPA relata que não houve perda de vidas nos Estados Unidos em prédios de hotéis com extintores de incêndio em funcionamento.
• Rotas de fuga de incêndio – você deve ter rotas de evacuação de incêndio publicadas em cada sala com mais de uma rota de fuga listada. Dependendo da planta baixa do seu hotel, é importante que seus hóspedes tenham mais de uma maneira de sair com segurança do prédio, caso ocorra um incêndio em uma das opções de rota. Lembre seus convidados de que eles não devem usar elevadores. Muitos hotéis têm esses planos laminados na porta do corredor.
• Alarmes de incêndio – ter um sistema de alarme de incêndio em funcionamento e bem conservado é crucial para manter o edifício do seu hotel de acordo com a norma e manter seus hóspedes seguros durante a noite. Para garantir que esteja funcionando – e pronto para alertar os hóspedes sobre uma emergência de incêndio a qualquer hora do dia ou da noite – você deve ter seu sistema inspecionado regularmente por uma empresa profissional de proteção contra incêndio. A NFPA estima que, se um incêndio começar em um quarto de hotel, esse hóspede terá em média dois minutos para escapar com segurança. Um alarme de incêndio lhes dará um tempo crucial para usar com segurança uma rota de fuga.
• Extintores de incêndio – os padrões locais são diferentes, mas um extintor ABC é o tipo mais versátil e comum porque pode apagar incêndios causados por materiais comuns (papel, plástico, lixo), líquidos inflamáveis (óleo, graxa, gasolina) e elétricos equipamentos (aparelhos, computadores, fiação). Muitos hóspedes saberão como usar extintores de incêndio, mas eles devem ser claramente identificados nos quartos, áreas comuns e corredores.
O QUE OS GERENTES DE HOTEL PODEM FAZER PARA EVITAR INCÊNDIOS EM HOTÉIS
Eles têm muitos quartos e vários hóspedes que podem permanecer por vários dias. Ao contrário dos espaços de escritórios ou complexos de apartamentos, os hóspedes não estão familiarizados com o edifício e com as rotas de fuga viáveis. Muitos hotéis também têm restaurantes e cozinhas para adicionar um elevado grande risco de incêndio devido a chamas abertas, armadilhas de gordura inflamáveis e armazenamento de materiais inflamáveis. Portanto, os hotéis devem estar cientes de uma boa gestão de segurança contra incêndio e das ações a serem tomadas em caso de incêndio.
Os gerentes e proprietários de hotéis podem ajudar a prevenir incêndios em suas propriedades não apenas instalando os sistemas de proteção contra incêndio acima, mas também garantindo que:
• Cada quarto tenha um detector de fumaça
• Suas portas se fecham automaticamente em escadas para ajudar a confinar a fumaça, as chamas e o calor
• Sprinkler e sistemas de alarme são testados regularmente por empresas de proteção contra incêndio
• Os funcionários são bem informados e treinados com o protocolo de resposta a emergências
• Corredores, portas e escadarias estão livres de obstruções
Embora ligar para o 193 seja a primeira resposta quando um incêndio começa em seu hotel, você e seus funcionários também devem:
• Descrever os procedimentos de emergência de incêndio para o hotel
• Identificar e minimizar os riscos de incêndio comuns em seu hotel, por meio de adoção de medidas preventivas protetivas
• Auxiliar os hóspedes com planos e rotas de evacuação segura, quando em ocorrência
• Entender como hóspedes ou eventos com circunstâncias especiais afetarão os planos regulares de resposta a incêndio
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA HÓSPEDES DO HOTEL
Como hóspede, é mais difícil estar preparado para incêndios em hotéis, pois provavelmente você não está familiarizado com a planta baixa do prédio e as medidas de prevenção de incêndio. Ao planejar uma viagem de férias ou negócios, você deve:
• Pergunte se o hotel tem alarmes de fumaça e um sistema automático de extinção de incêndios
• Leve uma lanterna com você
• Pergunte na recepção como soam os alarmes de incêndio
Ao chegar para a sua estadia, você e sua família devem:
• Depois de fazer o check-in, Ler o plano de evacuação de incêndio com atenção.
• Conte o número de portas entre seu quarto e as saídas. Isso ajudará se você precisar sair no escuro facilitando o plano de fuga.
• Identifique os alarmes de incêndio em seu andar ao redor de seu quarto
• Mantenha a chave do quarto ao lado da cama e leve-a com você se o alarme tocar
• Use escadas, não o elevador, em caso de emergência de incêndio
• Verifique com o gerente se o alarme de Incêndio está em boas condições de funcionamento e não apresenta nenhuma condição de problema no painel – que geralmente está localizado na entrada principal exigida pela norma. Um problema é indicado por um LED de condição amarelo e a palavra PROBLEMA ou DEFEITO. Muitos conterão uma descrição do problema.
• Se o hotel que você está planejando ficar não tiver um alarme de incêndio funcionando ou precisar de conserto, você deve mudar para um outro hotel. Não menospreze o risco.