Um incêndio é uma das coisas mais devastadoras que podem acontecer à sua loja de varejo. As chamas descontroladas podem derrotar até os melhores bombeiros se você não tiver os sistemas de proteção contra incêndio, necessários no local.
RISCOS DE INCÊNDIO EM LOJAS DE VAREJO
Existem muitos perigos e riscos de incêndio em uma loja de varejo típica. Ao consultar uma empresa profissional de proteção contra incêndio para garantir que seu espaço esteja de acordo com as normas (NBR’s), certifique-se de discutir:
Equipamento elétrico: iluminação, sistemas de som, caixas registradoras, refrigeração e outros aspectos de sua loja de varejo requerem fiação elétrica. Qualquer mau funcionamento nessas áreas pode causar incêndio.
Produtos inflamáveis: desde produto químico para piscinas a suprimentos para churrasco e pesticidas a produtos químicos de jardinagem, você provavelmente vende muitos produtos inflamáveis diferentes. Isso pode levar a um incêndio nas condições apropriadas.
Vândalos: você não pode controlar o comportamento dos clientes que entram em sua loja de varejo. De propósito ou por acidente, alguém pode colocar fogo em sua mercadoria.
SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO PARA LOJAS DE VAREJO
Embora esses riscos existam, sistemas de proteção contra incêndio atualizados e devidamente instalados podem evitar grandes danos ou perda de vidas em um incêndio. Seu sistema abrangente de proteção contra incêndio deve incluir:
Alarmes de incêndio: sua loja é muito maior do que uma residência, portanto, alarmes de incêndio são importantes para alertar seus clientes sobre a emergência. Mantenha o sistema bem conservado para que você saiba que pode contar com a segurança de clientes e funcionários em caso de incêndio.
Monitoramento de alarme de incêndio: as sirenes estridentes e as luzes piscantes que indicam um incêndio só são úteis se houver pessoas no prédio. E se um incêndio ocorrer em sua loja de varejo no meio da noite? O monitoramento do alarme de incêndio garante que o corpo de bombeiros local saiba em poucos segundos sobre a emergência, após o alarme disparar. É a melhor maneira de garantir que a ajuda esteja a caminho, mesmo quando não há ninguém por perto para relatar o incêndio.
Aspersores de incêndio: esta é sua primeira defesa contra um incêndio em andamento em uma loja de varejo. Os aspersores dispersam a água nas chamas e evitam que se espalhem até que o corpo de bombeiros chegue e assuma o controle total da situação. Obviamente, os sprinklers de incêndio precisam estar em boas condições de funcionamento.
Extintores de incêndio: distribua extintores de incêndio pela loja, certificando-se de colocar um ou dois próximos a produtos inflamáveis ou vitrines de velas acesas. Os extintores são os mais versáteis porque apagam incêndios causados por líquidos inflamáveis, equipamentos eletrônicos e queima de papel ou plástico.
Supressão de incêndio: o sistema de supressão de incêndio foi projetado para apagar líquidos inflamáveis e incêndios elétricos sem deixar mercadorias encharcadas ou oleosas para trás. Com menos danos e menores custos de reparo após o incêndio, é o sistema de supressão de incêndio preferido para lojas de varejo.
5 dicas para segurança contra incêndio em lojas de varejo
# 1 – Prevenção de incêndio como lista de verificação diária de segurança contra incêndio no varejo
A melhor coisa que você pode fazer para praticar a segurança contra incêndios em lojas de varejo é tornar a prevenção de incêndios parte de sua rotina diária. Programe uma lista de verificação de segurança da loja de varejo que deve ser rubricada por funcionários designados para ser seguida ao longo do dia e garantir que tudo esteja desligado e / ou desconectado na hora de fechamento.
A lista de verificação de proteção contra incêndio empresarial é a primeira parte de seu plano geral de prevenção e proteção contra incêndio. Além de uma lista de verificação geral de varejo, você também pode criar uma lista de verificação de inspeção de loja de varejo para garantir que está preparado para inspeções periódica dos bombeiros.
Itens a serem incluídos na lista de verificação diária de segurança contra incêndio da sua empresa:
Faça inspeções, reparos e manutenção de fios elétricos, linhas de gás, encanamentos, conexões de serviços públicos e todos os equipamentos de proteção contra incêndio parte de sua rotina regular para garantir que eles não se tornem um risco de incêndio e que funcionem quando necessário. Tudo isso deve ser incluído em seu plano de segurança contra incêndio de varejo.
Mantenha itens inflamáveis como papel, roupas e produtos químicos longe de tomadas elétricas, chamas e eletricidade estática. Se você tiver uma cozinha ou uma sala de descanso com um fogão elétrico, torradeira ou superfície de cozimento, mantenha-os sem gordura e desobstruídos. A causa mais comum de incêndios comerciais é cozinhar, portanto, considere isso ao criar sua lista de verificação para segurança contra incêndio.
Impeça que o lixo transborde e coloque-o na lixeira externa sempre que necessário, em vez de apenas perto da porta. Isso mantém livre as portas e caminhos de evacuação em caso de emergência e mantém materiais inflamáveis longe de aparelhos elétricos e a gás, fornalhas ou condicionadores de ar, motores superaquecidos, máquinas ou até mesmo perto de cigarro fumegantes. Manter áreas de trabalho limpas e organizadas mantém a carga de incêndio ao mínimo.
# 2 – Inspecione os extintores de incêndio mensalmente e saiba onde eles estão
Extintores de incêndio portáteis e sua manutenção são cruciais para a segurança e prevenção contra incêndios em lojas e negócios. Se você precisar de um e não conseguir encontrar ou se ele não funcionar, todo o seu negócio pode pegar fogo rapidamente.
Aqui estão as regras e recomendações básicas para extintores de incêndio:
⦁ A distância de deslocamento até o extintor de incêndio mais próximo não é superior a 20 metros em qualquer direção.
⦁ Certifique-se de ter o extintor certo para a área. Extintores de classe ABC apagam incêndios causados por líquidos inflamáveis, equipamentos eletrônicos e queima de papel ou plástico. A classe K deve ser usada em cozinhas e devem ser mantidos a até 10 metros de equipamentos de cozinha.
⦁ Os extintores devem estar ao alcance e todos precisam ser treinados sobre onde estão e como usá-los.
⦁ As NBR’s exigem inspeções mensais para garantir que o manômetro esteja cheio (agulha no verde), a mangueira intacta e o pino firmemente no lugar. As inspeções mensais podem ser realizadas por funcionários oficialmente treinados que rubricam e datam o verso da etiqueta. As inspeções anuais devem ser realizadas por um profissional certificado e relatadas às organizações apropriadas.
# 3 – Treinamento adequado sobre segurança contra incêndio no varejo para funcionários
Certifique-se de que sua equipe receba treinamento adequado em segurança contra incêndio para que possam seguir facilmente a lista de verificação de segurança contra incêndio de sua empresa. Somente com o treinamento adequado dos funcionários e o cumprimento dos padrões ABNT você pode fornecer as lojas de varejo mais seguras. Proteja seus clientes e equipe com treinamentos de qualidade e de rotina.
Ensine a todos os funcionários o protocolo de segurança contra incêndio, os procedimentos de evacuação e o uso de equipamentos de segurança contra incêndio imediatamente. Certifique-se de que eles saibam onde todos os extintores e saídas de incêndio estão localizados e como tirar os clientes e uns aos outros do prédio com calma.
Realizar um curso de atualização anual obrigatório sobre segurança contra incêndio para todos os funcionários
Também é recomendável designar determinados funcionários por turno para desligar o gás e a energia elétrica em caso de emergência. Forme as brigadas de incêndio para cumprirem o papel de coordenação no caso de qualquer emergência, que, em caso de incêndio ou ameaça, retirem todos da loja e que liguem para o 193.
# 4 – Inspecione e mantenha seus extintores de incêndio e suportes
Os sprinklers e/ou sistemas de supressão de incêndio em conformidade com as normas são sua melhor defesa contra danos por incêndio e perda de vidas após o início de um incêndio, independentemente do tamanho de sua loja ou do tipo de mercadoria ou do tamanho de seu estoque.
Infelizmente, nem todo negócio de varejo é obrigado por lei a ter um sprinkler ou sistema de supressão, mas se você tiver, eles podem ser inúteis, caso não sejam inspecionados e corrigidos em tempo. As inspeções e manutenção de rotina dos sprinklers podem reduzir os danos causados pelo incêndio e garantir que seus locais sejam o mais seguro possível.
Dependendo do tipo de sistema que você possui e de sua classificação de perigo, as inspeções trimestrais e anuais são obrigatórias e devem ser realizadas por um técnico licenciado. Se você precisar de reparos ou manutenção, é melhor usar um técnico experiente e certificado. A Yota, em conjunto com seus associados, oferece todos os serviços de proteção contra incêndio e segurança à vida, manutenção e reparos em todo o país.
# 5 – Adicionar monitoramento de alarme de incêndio ao plano de proteção contra incêndio
O monitoramento de alarme de incêndio é parte integrante da segurança contra incêndio no varejo. Pode reduzir o tempo de resposta quando ocorre um incêndio em uma empresa de varejo. Se um alarme de incêndio dispara em sua loja, um dispositivo de monitoramento de alarme de incêndio avalia o sinal para descartar um alarme falso (que pode salvar o pânico e agitação) e instantaneamente transmite uma emergência de incêndio real para os primeiros respondentes. O corpo de bombeiros pode estar a caminho muitas vezes antes que uma pessoa possa ligar para o 193 ou obter ajuda física, especialmente se estiver preso por um incêndio.
O monitoramento de alarme de incêndio também é útil se houver um incêndio quando sua loja estiver fechada e ninguém estiver lá. Isso é mais comum do que a maioria das pessoas imagina. Os incendiários foram responsáveis por causar 10.200 incêndios não residenciais em 2018, um aumento de 15% em dez anos. O monitoramento de alarme de incêndio reduz o tempo de notificação do bombeiro e acelera sua chegada, salvando mercadorias, propriedades e, o mais importante, vidas.