De acordo com a National Fire Protection Association (NFPA), supermercados e lojas de conveniência têm a maior frequência de incêndios, 28%. E, se você pensar bem, essas estatísticas fazem sentido. Esta postagem ensinará a você alguns dos riscos de incêndio mais comuns nessas empresas:
Equipamento de aquecimento: a maioria dos supermercados e lojas de conveniência tem opções de comida para levar, muitas das quais são itens quentes. Embora essas guloseimas sejam boas para clientes com pressa, os elementos de aquecimento representam um risco de incêndio significativo. Certifique-se de inspecionar os sistemas de aquecimento regularmente para garantir que eles estejam de acordo com as normas.
Sistemas elétricos: fileiras e mais fileiras de lâmpadas fluorescentes e refrigeradores industriais são apenas dois dos enormes sistemas elétricos encontrados em todos os supermercados do país. Desde que sejam mantidos e dentro das especificações, os sistemas elétricos são inofensivos. Mas, se não forem, uma faísca nociva de um sistema com falha pode causar um incêndio devastador. Novamente, certifique-se de que as inspeções sejam realizadas regularmente.
Caixas descartadas: antes de serem vendidas aos clientes, a maioria dos itens de mercearia chega do distribuidor em enormes caixas de papelão. Como carregá-los continuamente para a lixeira pode ser uma tarefa árdua, eles geralmente são deixados em pilhas no chão. Obviamente, isso não é bom, especialmente se eles estiverem perto de uma tomada elétrica ou se houver faíscas. Certifique-se de manter as caixas fora do chão e longe de quaisquer fontes de ignição.
Tabagismo: embora estejam do lado de fora, as áreas para fumantes dos funcionários podem facilmente causar incêndio. Apenas uma pequena cinza velha na ponta de um cigarro pode causar um incêndio que pode queimar todo o edifício. Certifique-se de que todas as áreas designadas para fumantes fiquem longe do prédio e que haja recipientes adequados para depositar as cinzas e bitucas.
Proteja sua loja com a instalação adequada de equipamentos
A única coisa boa sobre os riscos de incêndio em supermercados no Brasil é que eles são fáceis de prevenir. Instale os seguintes itens de segurança para diminuir a chance de incêndio:
Extintores: Para estar em conformidade com os códigos de incêndio e garantir a segurança de todos na loja, você deve ter extintores instalados em todo o edifício. Certifique-se de que todos eles estão facilmente acessíveis e que todos os seus funcionários sabem como usá-los.
Sistemas de supressão: O equipamento de ponta para prevenção de risco de incêndio em lojas de conveniência é um sistema de supressão de incêndio. Nossos sistemas de supressão de incêndio fornecem água ou outros materiais sufocantes assim que a fumaça é detectada no edifício.
Alarmes: todos os funcionários e clientes precisam saber que um incêndio começou – é por isso que sua loja deve ter sistema de alarme dotado de muitos detectores de incêndio instalados. Embora sejam irritantes, as sirenes do alarme de incêndio garantem que todos saibam que há um incêndio e que precisam evacuar o edifício.
Inspecione os supermercados quanto a riscos de incêndio
Os membros de nossas famílias fazem suas compras semanais de alimentos em supermercados modernos. Incêndios graves foram relatados nessas lojas, mesmo durante o horário de compras, e lembro-me de um esgotamento total durante o horário comercial em um grande supermercado.
Saídas: A NBR que regulamente a evacuação de Prédios, da ABNT, exige, pelo menos, duas saídas tão remotas quanto possível uma da outra. Isso geralmente significa uma saída em cada canto da frente da loja. Mesmo isso pode não ser suficiente.
Em muitos supermercados, há apenas uma porta de “saída” em cada canto da frente, pois a porta de “entrada” sempre abre para dentro. Na maioria dos casos, não há maçaneta no lado da loja dessa porta, portanto, essa porta não constitui uma saída de emergência. A população da maioria dos grandes supermercados requer quatro portas de saída, mas na verdade existem apenas duas pelas quais os clientes podem escapar. Em alguns supermercados, há apenas uma única saída em um canto da frente da loja, proporcionando fuga para apenas cerca de um quarto dos clientes quando a loja está lotada.
Espaço do corredor: A norma de evacuação requer que aberturas desobstruídas sejam deixadas para alcançar as saídas, sendo essas aberturas a mesma largura do corredor. No entanto, na maioria dos casos, a única maneira de chegar às saídas é por uma ou mais das vias estreitas de check-out, e estas podem ser obstruídas por carrinhos abandonados às pressas enquanto os clientes correm para escapar.
Luzes de emergência: Então, novamente, você já viu iluminação de emergência em um supermercado ou sinais de saída iluminados conforme exigido pela norma? Eu não tenho. Não seria hora de dos bombeiros fazerem cumprir as recomendações da ABNT antes que uma tragédia inevitável ocorra?
10 dicas para segurança contra incêndio em sua loja
Muitas vezes somos questionados sobre o que os varejistas podem fazer para minimizar a chance de ocorrência de um incêndio, por isso reunimos essas dicas e sugestões úteis para ajudar a orientá-lo na direção certa.
⦁ Certifique-se de que seu sistema elétrico seja testado pelo menos a cada 6 meses e quaisquer problemas corrigidos imediatamente
⦁ Com muitos incêndios causados por má manutenção de itens elétricos, é vital garantir que todos os dispositivos que você usa em suas instalações sejam regularmente testados e bem mantidos.
⦁ Com o movimento em direção a alimentos para viagem e varejo de conveniência pronto para consumir, os lojistas estão precisando instalar cada vez mais expositores aquecidos e refrigerados. Sobrecarregar as instalações elétricas para acomodá-las pode ser tentador, mas pode revelar-se um erro caro.
⦁ Realize uma avaliação de risco de incêndio para identificar possíveis problemas e desenvolver um plano de emergência para determinar o que deve acontecer no caso de um incêndio deflagrar em sua loja
⦁ Se você empregar funcionários em sua oficina, certifique-se de que eles recebam treinamento de segurança contra incêndio e estejam cientes de seus planos de emergência contra incêndio.
⦁ Certifique-se de ter sistemas eficazes de detecção de incêndio no local. Dependendo do tamanho da sua loja, você também pode querer considerar a instalação de um sistema de sprinklers, se apropriado.
⦁ O incêndio criminoso é uma das maiores causas de incêndio em instalações comerciais. Para ajudar a desencorajá-lo, sempre mantenha lixeiras e saldos longe da propriedade.
⦁ É aconselhável uma boa limpeza geralmente dentro ou ao redor de sua loja para evitar o acúmulo de lixo, pois isso também pode contribuir para um incêndio acidental.
⦁ Garantir que as rotas de evacuação de incêndio sejam mantidas livres de estoque ou lixo
⦁ Evite manter as portas corta-fogo calçadas em aberto. Pode ser tentador manter uma porta dessas aberta, por exemplo, se o tempo estiver quente ou você estiver descarregando estoque, mas as portas corta-fogo existem por um motivo específico: para evitar a propagação de fumaça e fogo, tornando mais fácil de combatê-lo e para que as pessoas possam evacuar com segurança.
Protegendo sua empresa contra o impacto de um incêndio
Existem vários tipos de seguro que podem cobrir os custos de reparação ou substituição em caso de incêndio.
Cobertura de estoque e conteúdo – para ajudá-lo a recuperar o custo de qualquer estoque que seja perdido como resultado de um incêndio
Cobertura de interrupção de negócios – para ajudar a manter a entrada de recursos durante o tempo que levará para recuperar suas instalações.
Cobertura de edifícios – para proteger suas instalações contra danos de incêndio. Você também pode querer considerar a inclusão de cobertura para seus acessórios e acessórios, como estantes e vitrines.
O seguro pode variar muito de uma seguradora para outra. É importante verificar as propostas e apólice para entender o que está incluído e se os limites de cobertura são suficientes.