Publicado em Deixe um comentário

Sistema de detecção de incêndio ou vazamento de gases

Mais que cumprir normas e legislações, sistemas de prevenção e combate a incêndios são importantes para garantir a segurança do patrimônio da empresa ou instituição, proteger a estrutura do prédio e principalmente preservar a vida de todos que circulam pelo local.

Sendo assim, os responsáveis por indústrias, shopping centers, escolas, condomínios residenciais e comerciais e outras construções devem investir em um sistema de detecção de incêndio de qualidade, que seja eficiente caso precise ser acionado.


Esse sistema faz parte do projeto de segurança e conta com equipamentos e dispositivos que ajudam a prevenir prejuízos graves, que podem ser causados pelas chamas

Mão em primeiro plano com detector de gás realizando sua instalação
Imagem 01

O que é e para que serve o sistema de detecção de incêndio?

O sistema de detecção de incêndio é um item indispensável (e obrigatório) nos mais diversos tipos de edificação, especialmente nas que contam com circulação diária de pessoas e nas de grande porte, muito extensas ou com diversos pavimentos.


Composto por diferentes equipamentos e dispositivos, esse sistema tem o objetivo de detectar o início das chamas e imediatamente alertar as pessoas para que possam evacuar o local com rapidez, a fim de não sofrerem os danos graves que podem ser causados pelo fogo, como queimaduras e intoxicação por inalação de fumaça, por exemplo. Além disso, os alertas permitem que as ações de combate possam ser iniciadas o quanto antes.

Homem tossindo com fumaça ao fundo
Imagem 02

Seus efeitos quando inalados são os mais diversos possíveis, podendo apresentar quadros de tontura, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, náusea, falta de ar, e nos casos mais graves, até mesmo o óbito.

E quanto aos gases?

Gases tóxicos são produzidos durante qualquer incêndio e causam danos diversos as pessoas e equipamentos, entretanto dado ao quando geral de um incêndio, que por si só já é bem caracterizado, a detecção desses gases tóxicos nesse momento é irrelevante.

As normas buscam minimizar a formação de gases tóxicos em incêndios pela normatização de materiais a serem admitidos na obra, dando prioridade àqueles mais adequados.

Relacionado à prevenção de incêndio, há a detecção de vazamento de gases combustíveis, como o caso de gás de cozinha, assim como de outros gases comburentes, como o hidrogênio e mesmo de vapores de álcoois.

No tocante à segurança não é somente os incêndios e os gases por eles provocados que precisam ser controlados. Inúmeros outros tipos de gases fazem parte do dia-a-dia de residências e muitas outras empresas, sendo que a grande maioria desses possuem algum grau de toxidade.

Podemos destacar como gases tóxicos o monóxido de carbono, amônia, sulfeto de hidrogênio e outros gases de refrigeração, como os fenóis.

Quando aos gases tóxicos, seus efeitos quando inalados são os mais diversos possíveis, podendo apresentar quadros de tontura, dor de cabeça, sonolência, fraqueza, náusea, falta de ar, e nos casos mais graves, até mesmo o óbito.

Nesse cenário os produtos Yota se destacam por sua durabilidade e facilidade de aplicação, tornando os projetos eficientes e garantindo a segurança em todos os ambientes instalados. Conheça alguns dos equipamentos de prevenção:

Site de referência para conteúdo:

https://whlengenharia.com.br/sistema-de-deteccao-de-incendio/

Venha conhecer nossos produtos e se surpreendam com a qualidade!

#Yota #yotasistemascontrasincêndio #sistemascontraincêndio #incêndio #bombeiro #proteção #vidas #fogo #intoxicação #epi #prevencao #detectordegas #detector #gasdecozinha #glp #gn #gasnatural #co #enxofre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *